Diz o ditado popular que a corda sempre arrebenta para o lado do mais fraco. Na sociedade de consumo é para o lado dos consumidores, a parte considerada mais vulnerável, que a corda costuma romper.
Neste contexto, a entrevista do advogado Márcio Aleluia ao RT Notícia, na última quinta-feira (23), foi um verdadeiro serviço de utilidade pública. A defesa do consumidor é um conjunto de normas com função social, com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos dos clientes, considerada a parte mais vulnerável em uma relação de consumo.
O cliente deve estar sempre atento quando fizer qualquer contrato. Aleluia alerta os consumidores para "quando comprar em qualquer empresa, seja ela física ou online, pesquise a idoneidade do estabelecimento, fique de olho no certificado digital, quando chegar mensagem de banco no celular dizendo clique aqui, não faça isso. Vá no seu banco e pergunte ao seu gerente se a mensagem é verídica", disse.
Para evitar fraudes, o advogado orienta o consumidor a pesquisar, conversar com amigos e verificar se empresa é confiável. "Procure o CNPJ da empresa, pesquise no "Reclame Aqui" se constam muitas reclamações contra o estabelecimento", aconselhou.
Ao longo do programa, por mais de 60 minutos, Márcio respondeu as perguntas dos entrevistadores Rudá Lemos e Márcio Kerbel, esclarecendo muitas das dúvidas dos consumidores brasileiros.
A entrevista de Márcio Aleluia e as orientações aos consumidores pode ser vista nas redes sociais e no canal do RT Notícia no Youtube. Acesse o link, se inscreva no canal, ative o sininho para as notificações, curta, comente e compartilhe. Assim você estará ajudando a fortalecer a mídia independente.
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