António José Seguro é eleito presidente de Portugal com mais de 3 milhões de votos
- Redação RT Notícia
- há 9 horas
- 1 min de leitura
Socialista vence André Ventura no segundo turno das eleições presidenciais

O socialista António José Seguro foi eleito neste domingo (8) presidente de Portugal, ao ultrapassar a marca de 3 milhões de votos no segundo turno das eleições presidenciais. O candidato derrotou André Ventura, que obteve cerca de 1,6 milhão de votos.
Até as 21h30 no horário local, com mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar, Seguro somava aproximadamente 3,3 milhões de votos. A taxa de abstenção ficou próxima de 50%, segundo dados oficiais divulgados durante a apuração.
Eleição entra para a história do país
Desde 1976, apenas quatro presidentes da República conseguiram ultrapassar a marca de 3 milhões de votos. O feito havia sido registrado por Mário Soares, António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.
Mário Soares permanece como o único presidente eleito duas vezes com mais de 3 milhões de votos, nas eleições de 1986 e 1991. O pleito de 1986 segue sendo o único na história portuguesa decidido em segundo turno antes da eleição atual.
Sucessão presidencial em 2026
A eleição marca a 11ª escolha presidencial em períodos democráticos no país. O atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, encerra seu mandato em março de 2026.
Desde a redemocratização, Portugal teve como presidentes António Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Aníbal Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.
Foto: Reprodução de redes sociais









Comentários