Comunidade App será expandido para todas as comunidades de niterói até 2026
- Redação RT Notícia
- 11 de set.
- 2 min de leitura
Aplicativo idealizado no morro da penha fortalece a gestão comunitária

O Comunidade App Niterói, plataforma criada no Morro da Penha, foi apresentado nesta quarta-feira (10) no Caminho Niemeyer. A iniciativa une tecnologia e participação social para facilitar serviços e fortalecer a gestão comunitária no município.
O aplicativo permite ao morador emitir comprovante de residência digital com assinatura oficial da associação, reservar espaços como salão de festas e campo de futebol, além de acessar relatórios sobre perfil de renda, infraestrutura, saneamento e iluminação pública.
Expansão para outras regiões
Com apoio da Prefeitura de Niterói, o Comunidade App será ampliado para outras comunidades da cidade. A meta é alcançar 70% das comunidades até o primeiro semestre de 2026 e chegar a 100% até o fim do mesmo ano.
A assinatura da carta de intenção para expansão foi feita pelo secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, durante a cerimônia.
“Vocês vão ver o quanto é importante a adesão de cada morador a essa plataforma. É um facilitador para a própria gestão pública, que vai identificar de maneira mais técnica as necessidades de cada região. Depois de conhecer a proposta, eu assumi o compromisso de ampliar e expandir esse equipamento para todas as nossas comunidades”, afirmou Octávio Ribeiro.
Origem do projeto
O Comunidade App foi idealizado em 2016 pelo presidente da Associação de Moradores do Morro da Penha, Adriano Felício. A plataforma ganhou projeção após participação em eventos como a Expo Favela e no programa Acelera Niterói, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), onde foi selecionado entre os 22 projetos premiados.
Segundo Adriano, o objetivo é aproximar moradores e associações por meio de uma ferramenta digital que organiza demandas sem burocracia e fortalece a gestão comunitária.
Integração de secretarias e entidades
O projeto conta com o apoio da SMICT, do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF), da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOB) e da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FAMNIT).
Para a secretária da SMICT, Juliana Benício, a iniciativa reforça a importância de soluções desenvolvidas dentro das próprias comunidades e apoiadas pelo poder público e instituições acadêmicas.
"O Comunidade App se destaca por ser uma solução originada e voltada para a comunidade. Criar algo novo exige muito mais esforço do que copiar algo que já existe, por isso, empresas inovadoras precisam de apoio para se desenvolver, como o Programa Acelera”, enfatizou.









Comentários