Viradouro escolhe seu enredo do Carnaval de 2026: Mestre Ciça
- Rudá Lemos
- 6 de mai.
- 2 min de leitura

Em noite animada no Barreto, nesta terça (6), a Unidos do Viradouro escolheu, em grande festa em sua quadra, seu próximo enredo no desfile das escolas de samba: em devoção pela dedicação nos últimos anos à agremiação, tornando-se um dos seu ícones, seu diretor de bateria, Mestre Ciça, será reverenciado em 2026.
Moacyr da Silva Pinto será o tema do desfile com o título “Pra cima, Ciça”. A escola de Niterói vai exaltar a história de um dos grandes personagens do Carnaval do Rio de Janeiro, que completa 70 anos no próximo ano.
Segundo o carnavalesco Tarcisio Zanon, "a Viradouro vai trabalhar com alma e coração para entregar um espetáculo do tamanho da sua história!".
A festividade de 2026 será a 55ª participação do mestre no Carnaval, em jornada que começou em 1971 como passista da pioneira Unidos de São Carlos, nome da atual Estácio de Sá. Foi também nela que estreou como mestre de bateria em 1989 e obteve seu primeiro título em 1992, com o desfile "Paulicéia Desvairada - 70 Anos de Modernismo no Brasil", saudando a Semana de Arte Moderna de 1922.
Desde 2019 na Viradouro, ele já conquistou dois campeonatos: em 2020 e 2024. Nas escolas União da Ilha, Grande Rio e Unidos da Tijuca também deixou sua marca registrada, com um estilo único de marcação e cadência de samba.
Muito emocionado com o anúncio, os festejos que celebraram Ciça contaram com uma apresentação do grupo Caju pra Baixo, abertura do grupo Virando Pagode, discotecagem do DJ Braulio e participação dos componentes da escola e sua comunidade.
Em 2025, a Viradouro conquistou o quarto lugar com o enredo envolvendo as religões afroindígenas: “Malunguinho: o mensageiro de três mundos”. No ano anterior, foi a campeã do Grupo Especial, com o enredo "Arroboboi, Dangbé", em devoção aos voduns do candomblé jejê.
*Com informações de Leticia Afonso
Comentarios