top of page

Filme sobre jovens de escola pública de Niterói estreia em festival internacional

Foto do escritor: Márcio KerbelMárcio Kerbel

Cenas de “Salut, Mes Ami.e.s!”, filme trata da realidade de jovens alunos niteroienses. Foto: Daniel Zarvos

A história de um grupo de adolescentes que se despede do último ano letivo em um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). No prédio de concreto projetado por Oscar Niemeyer, eles passam cerca de dez horas por dia na única escola bilíngue, franco-brasileira, pública e integral da América Latina.


Este é o mote para o filme "Salut, Mes Ami. e.s!" que em sua versão portuguesa ganhou o título de "Olá, Malta (Salve, Galera!)!". A produção terá sua pré-estreia internacional no FEStin, um dos maiores eventos do cinema lusófono, programado para os dias 29 de junho a 7 de julho, com o tema "diversidade".


Vivenciando dúvidas existenciais e a angústia da despedida, o documentário evoca uma reflexão, desde o último ano letivo, sobre o rito de passagem dos alunos. “Eu queria um olhar clariciano. Estava mais empenhado na questão da subjetividade e da própria relação dos jovens com a existência, se formando e se descobrindo de muitas formas”, explicou Liliane Mutti, a diretora do projeto, cuja fotografia é assinada por Daniel Zarvos.


Inspirada no filme de estudo de Frederick Wiseman, “High-School” (1968), a produção retrata a história dos “estudantes de CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola” que jogam rugby, cantam “Bella Ciao” em uma homenagem ao filme do precursor e relatam tudo o que viveram durante a quarentena (pandemia de covid-19). “Participar do filme foi incrível! Nunca imaginei que conseguiria realizar meu sonho de ter a nossa realidade contada em um filme”, disse Gianluca Vandam Simonetti, aluno do 3º ano do Ensino Médio da escola.


A diretora-geral do FEStin, Léa Teixeira, destacou a relevância da temática central desta edição: “É uma oportunidade única de explorar diferentes perspectivas e enriquecer nossa compreensão do mundo através do cinema. Com uma abordagem corajosa e reflexiva, esses filmes promovem discussões importantes e nos convidam a refletir sobre questões relevantes da sociedade contemporânea”.


“Olá, Malta (Salve, galera!)!" contou com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio do Edital de Audiovisual de 2018, da Secretaria Municipal das Culturas.


Sobre o FEStin:


A 14ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa vai ocorrer em Lisboa e Almada, com filmes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste, dando voz à diversidade do cinema. A seleção reúne quase 40 títulos, inclusive infanto-juvenis, que abordam temas como música, diversidade, inclusão social, direito à habitação, racismo e sexo.



Comentarios


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
bottom of page