top of page

Zona Norte reúne mais de mil corredores na 1ª edição da Corrida do Horto Niterói 60Up

Prefeitura de Niterói comemora o mês dos idosos com evento inédito voltado aos atletas e entusiastas maiores de 60 anos

(Foto: Nathalia Felix)

No último domingo, 22 de outubro, a Zona Norte de Niterói foi palco da 1ª edição da Corrida do Horto Niterói 60Up, um evento inédito promovido pela Prefeitura de Niterói em comemoração ao mês dos idosos. Mais de mil corredores, todos com idades acima dos 60 anos, participaram desta corrida de 4KM que ocorreu nas ruas do bairro do Barreto. A iniciativa, organizada pelas Secretarias Municipais do Idoso, de Governo (com o apoio da Administração Regional do Barreto) e de Esportes, visou promover a atividade física, bem-estar e socialização para a terceira idade.


O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, esteve presente na corrida e expressou sua satisfação com o sucesso do evento. Ele destacou que a Corrida do Horto chegou para ficar e que a primeira edição foi um grande sucesso de público e organização. "Foi sensacional a Corrida do Horto que aconteceu na manhã deste domingo pelas ruas do Barreto. A corrida reuniu cerca de 1 mil pessoas, em sua maioria, idosos do projeto 60 UP. Um grande sucesso de público e organização. Essa, que foi a primeira corrida de rua da Zona Norte de Niterói, chegou para ficar. Ano que vem tem mais," declarou Paulo Bagueira.


(Foto: Nathalia Félix)

Maria Lúcia de Oliveira, uma corredora de 69 anos que fez o percurso usando muletas, foi reconhecida com o troféu de superação, além da medalha. Ela faz parte do Núcleo 60UP de Piratininga. O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), enfatizou que a ação foi planejada para proporcionar bem-estar e socialização aos idosos. “As atividades sociais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. Quando unimos isso ao esporte, a ação fica completa. A nossa grande intenção com a Corrida do Horto foi permitir uma atividade saudável e cheia de interação aos idosos da cidade. Fazer com que eles pudessem sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas... Nosso objetivo principal é sempre dar a eles qualidade de vida pela socialização,” declarou Zaf.


Durante o evento, os participantes receberam água e isotônico para garantir a hidratação, além de frutas. Após a corrida, houve um aulão de ginástica ministrado pelos professores do projeto e uma sessão de massoterapia.


A Prefeitura de Niterói oferece diversas atividades gratuitas, como ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios, para os idosos da cidade por meio do projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, com datas e horários específicos para cada atividade.

(Foto: Nathalia Félix)

O evento da Corrida do Horto Niterói 60Up é uma das iniciativas para celebrar o mês do idoso, que tem o Dia Nacional do Idoso em 1º de outubro, data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa. De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos representam atualmente 14,3% da população brasileira, totalizando 29,3 milhões de pessoas. Espera-se que, até 2030, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. O aumento na expectativa de vida no Brasil é notável, com a média passando de 45,4 anos em 1940 para 75,4 anos em 2015.


A Corrida do Horto Niterói 60Up se tornou um evento marcante que celebra a vitalidade e a determinação dos idosos, incentivando um estilo de vida ativo e saudável na terceira idade. A primeira edição já deixa uma expectativa para o que o próximo ano trará em termos de novos desafios e superações.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page