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Um em cada três professores de escolas públicas não possui formação adequada

Redação RT Notícia

Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica mostram a realidade da formação docente no Brasil



Um terço dos professores das escolas públicas brasileiras atua sem formação específica para as disciplinas que leciona, de acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica. O estudo, lançado pela organização Todos Pela Educação, pela Fundação Santillana e pela Editora Moderna, revela desafios na qualificação dos docentes e nas condições de trabalho.


Realidade da formação docente


O anuário indica que 68% dos professores da rede pública têm formação adequada para a disciplina que lecionam, enquanto 32% ainda atuam sem especialização específica. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a proporção de docentes com formação específica é de 79%, mas cai para 59% nos anos finais (6º ao 9º ano).

O levantamento também mostra que, somando as redes públicas e privadas, 12,8% dos professores não possuem graduação. Na educação infantil, esse percentual sobe para 20,5%. O ensino médio, por sua vez, conta com 96% de professores com algum nível de graduação.


Salários e condições de trabalho


Os dados do anuário apontam uma melhoria no salário médio dos professores da rede pública. Em 2023, o rendimento médio mensal dos profissionais com ensino superior atingiu R$ 4.942, representando 86% do rendimento de outros profissionais com a mesma escolaridade. No entanto, as contratações temporárias aumentaram, especialmente nas redes estaduais, que hoje contam com mais da metade do corpo docente contratado temporariamente.


Desafios e propostas para a formação docente


Perante a falta de formação específica, os especialistas sugerem garantir que os professores possam atuar em apenas uma escola, com jornada completa, e oferecer licenciaturas adicionais para docentes já em atividade. No entanto, o estudo aponta que o Brasil enfrenta desafios na formação presencial de novos professores, com 67% das licenciaturas sendo concluídas a distância.


Políticas públicas para valorização da carreira


A valorização do magistério está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a meta de que todos os professores da educação básica tenham formação específica em licenciatura. Para avançar no cumprimento dessas metas, o Ministério da Educação planeja anunciar, em novembro, um pacote de ações para valorização dos docentes, incluindo bolsas para estudantes de licenciatura.


*Com informações da Agência Brasil

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