O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou um plano de segurança para o próximo final de semana, durante a realização do evento internacional no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro. A medida vem em resposta aos incidentes ocorridos após o show da banda mexicana RBD, na última quinta-feira (9), que deixaram fãs surpreendidos por arrastões ao deixarem o estádio.
Os fãs do RBD foram alvo de pelo menos dois arrastões enquanto se dirigiam à Estação Engenho de Dentro da Supervia, pouco antes da meia-noite, após a primeira das duas apresentações do grupo na cidade. Após esses incidentes, o governo implementará um esquema especial de policiamento terrestre e aéreo durante os três dias do evento da renomada cantora Taylor Swift, que ocorrerá de sexta-feira (17/11) a domingo (19/11).
Mais de 1.000 policiais estarão nas ruas próximas ao Engenhão a partir das 13h, com 350 policiais militares atuando diariamente para reforçar a segurança na região. O governador Cláudio Castro ressaltou a importância do evento e a honra de receber uma das maiores cantoras do pop da atualidade, destacando a implementação de uma grande estrutura de segurança, incluindo policiamento terrestre e aéreo.
Na área externa do estádio, os policiais do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidões (RECOM), e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), junto com agentes do 3° BPM (Méier), estarão posicionados ao longo das principais vias de acesso ao local do evento.
O Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) também realizará patrulhamento aéreo com helicóptero equipado com canhão de luz e drones em todo o perímetro de segurança do estádio. O deslocamento dos fãs até o Engenhão receberá atenção especial, com reforço nas vias públicas e modais de transporte, como trens, barcas e metrô, sendo supervisionado por militares dos batalhões de área e agentes especializados.
Comments