
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta quinta-feira (06), as obras da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara. O espaço será inaugurado em junho e oferecerá cursos gratuitos para qualificação profissional na área de tecnologia e audiovisual.
Infraestrutura voltada para inovação e tecnologia
A nova unidade contará com um estúdio de fotografia, estúdio de gravação, ilha de edição, salas de aula, espaço para games e ambiente de interação digital. Além disso, haverá auditório e salas para coworking.
A construção, que recebe investimento de R$ 17,4 milhões, está sob responsabilidade da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION). O espaço terá dois pavimentos, incluindo recepção, salas de atendimento, área de estudo, banheiros, copa e salas para workshops. O projeto prevê climatização, sistema de prevenção de incêndio, elevador, bebedouros e placas solares para captação de energia.
Capacitação para tecnologia e inclusão digital
A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara será a terceira do município, somando-se às unidades do Viradouro e da Engenhoca. Os cursos gratuitos atenderão jovens e adultos, com foco na indústria criativa e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas.
A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, afirmou que o projeto tem como objetivo ampliar a inclusão digital e oferecer formação profissional aos moradores da região.
“A gente vai trazer muita inovação, inclusão digital e fazer com que a trilha do conhecimento dessa formação das escolas do entorno só agregue aos alunos que vão viver aqui. A gente vai mostrar para o Brasil o que é política pública de excelência. Esse projeto arquitetônico traz muitas inovações e particularidades. Nossa expectativa é que, por mês, passem duas mil pessoas pelo espaço. Teremos capacitação para tecnologia e inclusão digital em diversos níveis”, explicou a secretária.
Komentarze