Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, foi escolhido presidente do Mercocidades para o período de dezembro de 2025 a dezembro de 2026. A rede internacional, fundada em 1995, reúne as principais cidades da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai, e outros países da região.
O tema proposto para a sua gestão é "Segurança Pública: Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis" , com foco em desafios como a violência urbana e a insegurança climática.
Niterói sediará a 30ª Cúpula do Mercocidades
Niterói também foi escolhida como sede da 30ª Cúpula das Mercocidades, marcada para dezembro de 2025. O evento reunirá líderes e investidores de diversos países sul-americanos para debater políticas públicas que promovam cidades mais seguras e sustentáveis.
Rodrigo Neves destacou a importância do trabalho coletivo em sua fala: “Seguiremos unindo forças por cidades mais seguras, justas e sustentáveis” .
Pioneirismo de Niterói será destaque
A cidade de Niterói apresentará como referência em políticas públicas, especialmente no Pacto Niterói contra a Violência, que resultou na redução de índices de criminalidade, e em iniciativas voltadas para a prevenção de desastres naturais.
O Mercocidades também colabora com instituições internacionais, como ONU, BID e CAF, e tem sede em Montevidéu, no Uruguai.
コメント