No último sábado (29), a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói, em parceria com a Fundação de Artes de Niterói (FAN), recolocou na Avenida Amaral Peixoto quatro painéis da exposição "Presença D´Elas : a Potência da Mulher Preta", que foram vandalizados na quarta-feira anterior (26). A mostra é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e conta com fotografias de 23 mulheres negras captadas pela fotógrafa Lilo Oliveira.
A ação de recolocação dos painéis contou com a participação de mulheres negras que fazem parte da exposição, as quais realizaram um protesto contra o racismo. No entanto, ao chegar ao local, as representantes da Codim constataram a destruição de mais duas fotografias que também fizeram parte da mostra, as quais serão repostas na próxima semana.
A exposição visa salvar a beleza e a imponência do legado afro na cultura brasileira, retratando mulheres negras em poses empoderadas, adornadas com acessórios dourados. O crime de vandalismo contra a exposição foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
O presidente da FAN, Fernando Brandão, enfatizou o compromisso da fundação em manter uma exposição na movimentada Avenida Amaral Peixoto, destacando a importância de dar visibilidade e destaque para as mulheres negras que foram apoiadas pelo ato racista e covarde.
A jornalista e escritora Laila dos Santos, uma das mulheres fotografadas para a exposição, expressou sua satisfação com o retorno de sua foto para a Avenida Amaral Peixoto, ressaltando que essa resistência em Niterói pode servir de exemplo para outras cidades.
Comments