Uma nova ação de Zeladoria Urbana foi realizada pela Prefeitura de Niterói, na última quarta-feira (01). Dessa vez os agentes municipais estiveram no Fonseca, Zona Norte, no trecho entre o Ponto Cem Réis e Rua São Januário, pela Alameda São Boa Ventura. O trabalho de Zeladoria reúne equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Secretaria de Saúde com apoio operacional da NitTrans.
As ações acontecem desde 19 de outubro e respeitam as determinações do Decreto 15.101/2023, publicado no Diário Oficial, que institui diretrizes e protocolo de atuação do serviço especializado de abordagem social à população em situação de rua em Niterói, que segue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a ação, os agentes recolheram os utensílios deixados nas calçadas, que foram embalados separadamente, identificados e levados para um depósito público. As pessoas em situação de rua podem solicitar a devolução na SMASES. Nas operações, as equipes também oferecem acolhimento para as pessoas em situação de rua. Seis pessoas foram abordadas e uma delas precisou ser encaminhada para atendimento médico na Policlínica do Largo da Batalha.
O Centro Pop é o ponto de partida para indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A partir daí, são orientados para as unidades de acolhimento, onde recebem uma série de serviços, incluindo atendimento de assistentes sociais, aconselhamento psicológico, orientação jurídica, acesso a serviços de saúde, oportunidades de emprego e auxílio na obtenção de documentos.
A Prefeitura reforça que essas ações visam promover a autonomia e a reintegração social. Segundo o município, a organização desses serviços respeita a privacidade e considera a diversidade de origens, como etnia, religião, gênero e orientação sexual, dos indivíduos atendidos.
Comments