top of page

Prefeitura inicia Plano de Ação Climática com meta de neutralizar emissões de carbono até 2050



Prefeito Axel Grael assina ordem de início para elaboração do Mapa de Ação Climática. Foto: Lucas Benevides

Na semana em que o Brasil enfrenta uma nova onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 40ºC no inverno, a elaboração do Plano de Ação Climática pela Prefeitura de Niterói demonstra que os municípios tem um papel fundamental na direção de um futuro mais sustentável. A iniciativa, lançada em 21 de agosto, concentra-se na formulação de políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas na cidade.


As ações serão conduzidas pelas Secretarias do Clima, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMRHS) e Defesa Civil e Geotecnia. O prefeito Axel Grael deu a ordem de início para o desenvolvimento do plano durante um evento no Parque da Cidade. O objetivo é tornar uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas e garantir um futuro menos vulnerável.


Com o compromisso de priorizar a questão climática, o prefeito Axel Grael enfatizou que o plano é um marco fundamental para a cidade.


"A questão do clima é uma prioridade, não se trata apenas de sustentabilidade ou agenda ambiental, mas sim de uma agenda essencial para a sobrevivência de nossa cidade, espécie e planeta. Devemos dimensionar esse trabalho de maneira adequada. A questão climática é extremamente complexa , e quando defendemos um papel mais proeminente das cidades na questão climática, enfrentamos desafios globais", afirmou Axel Grael.


Luciano Paez, Secretário do Clima, explicou que o Plano de Ação Climática abrange uma série de estratégias planejadas para combater as mudanças climáticas, com o intuito de minimizar os impactos negativos sobre a população, a economia e o meio ambiente.


“O objetivo central do Plano é orientar medidas de adaptação a eventos climáticos extremos, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em direção a uma economia de baixo carbono e aumentar a resiliência em relação às mudanças climáticas”, destacou Luciano.


O plano engloba ações como estabelecer metas de curto, médio, longo e muito longo prazo para a redução das emissões de gases de efeito estufa em todos os setores de investimento público e privado, neutralizando completamente as emissões em Niterói até 2050. Além disso, o plano fornecerá diretrizes para aumentar a resiliência dos sistemas socioeconômicos e ecológicos, incluindo a diversificação econômica e a gestão sustentável dos recursos naturais.


Rafael Robertson, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, destacou a importância da integração entre diferentes áreas da prefeitura para cumprir as metas delineadas pelo plano.


"A integração entre as secretarias é o caminho para a sustentabilidade e resiliência de nossa cidade. Este plano é um exemplo do legado de uma gestão moderna e ousada, que busca resultados impactantes para a população", disse Rafael Robertson.


O Plano de Ação Climática tem como objetivo promover o uso de energias renováveis e a substituição gradual de combustíveis fósseis por alternativas com menor emissão de gases de efeito estufa. Também prevê o desenvolvimento e integração de regulamentos de planejamento urbano e uso do solo para promover a mitigação dos gases de efeito estufa e estratégias de adaptação territorial a eventos climáticos extremos.


Renata Teixeira, subsecretária de Defesa Civil e Geotecnia, destacou a importância do planejamento para preparar-se antes dos eventos climáticos e reduzir riscos.


"Essa ação vem como um complemento fundamental para o nosso trabalho em contenção de encostas e investimentos em Defesa Civil. O plano é de extrema importância para fortalecer nossos esforços", ressaltou Renata Teixeira.


O Plano de Ação Climática visa identificar e compreender cenários de risco presentes e futuros, elaborando um banco de dados sobre perigos e vulnerabilidades no município, de acordo com a Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres). Também sugere formas de usar essas informações no desenvolvimento urbano, de maneira participativa. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Niterói reafirma seu compromisso em liderar a luta contra as mudanças climáticas e em moldar um futuro mais sustentável para a cidade e seus habitantes.

Comentarios


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page