
Na semana em que o Brasil enfrenta uma nova onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 40ºC no inverno, a elaboração do Plano de Ação Climática pela Prefeitura de Niterói demonstra que os municípios tem um papel fundamental na direção de um futuro mais sustentável. A iniciativa, lançada em 21 de agosto, concentra-se na formulação de políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas na cidade.
As ações serão conduzidas pelas Secretarias do Clima, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMRHS) e Defesa Civil e Geotecnia. O prefeito Axel Grael deu a ordem de início para o desenvolvimento do plano durante um evento no Parque da Cidade. O objetivo é tornar uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas e garantir um futuro menos vulnerável.
Com o compromisso de priorizar a questão climática, o prefeito Axel Grael enfatizou que o plano é um marco fundamental para a cidade.
"A questão do clima é uma prioridade, não se trata apenas de sustentabilidade ou agenda ambiental, mas sim de uma agenda essencial para a sobrevivência de nossa cidade, espécie e planeta. Devemos dimensionar esse trabalho de maneira adequada. A questão climática é extremamente complexa , e quando defendemos um papel mais proeminente das cidades na questão climática, enfrentamos desafios globais", afirmou Axel Grael.
Luciano Paez, Secretário do Clima, explicou que o Plano de Ação Climática abrange uma série de estratégias planejadas para combater as mudanças climáticas, com o intuito de minimizar os impactos negativos sobre a população, a economia e o meio ambiente.
“O objetivo central do Plano é orientar medidas de adaptação a eventos climáticos extremos, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em direção a uma economia de baixo carbono e aumentar a resiliência em relação às mudanças climáticas”, destacou Luciano.
O plano engloba ações como estabelecer metas de curto, médio, longo e muito longo prazo para a redução das emissões de gases de efeito estufa em todos os setores de investimento público e privado, neutralizando completamente as emissões em Niterói até 2050. Além disso, o plano fornecerá diretrizes para aumentar a resiliência dos sistemas socioeconômicos e ecológicos, incluindo a diversificação econômica e a gestão sustentável dos recursos naturais.
Rafael Robertson, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, destacou a importância da integração entre diferentes áreas da prefeitura para cumprir as metas delineadas pelo plano.
"A integração entre as secretarias é o caminho para a sustentabilidade e resiliência de nossa cidade. Este plano é um exemplo do legado de uma gestão moderna e ousada, que busca resultados impactantes para a população", disse Rafael Robertson.
O Plano de Ação Climática tem como objetivo promover o uso de energias renováveis e a substituição gradual de combustíveis fósseis por alternativas com menor emissão de gases de efeito estufa. Também prevê o desenvolvimento e integração de regulamentos de planejamento urbano e uso do solo para promover a mitigação dos gases de efeito estufa e estratégias de adaptação territorial a eventos climáticos extremos.
Renata Teixeira, subsecretária de Defesa Civil e Geotecnia, destacou a importância do planejamento para preparar-se antes dos eventos climáticos e reduzir riscos.
"Essa ação vem como um complemento fundamental para o nosso trabalho em contenção de encostas e investimentos em Defesa Civil. O plano é de extrema importância para fortalecer nossos esforços", ressaltou Renata Teixeira.
O Plano de Ação Climática visa identificar e compreender cenários de risco presentes e futuros, elaborando um banco de dados sobre perigos e vulnerabilidades no município, de acordo com a Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres). Também sugere formas de usar essas informações no desenvolvimento urbano, de maneira participativa. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Niterói reafirma seu compromisso em liderar a luta contra as mudanças climáticas e em moldar um futuro mais sustentável para a cidade e seus habitantes.
Comments