top of page

Prefeitura do Rio lança edital do Programa IntegraRio 2024 para promover integração metropolitana



A integração entre as cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro acaba de ganhar um grande incentivo. Com problemas comuns, a busca por soluções compartilhadas é uma preocupação constante entre gestores públicos. Nesse contexto, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM), anunciou nesta quarta-feira (13/03) o lançamento do edital da segunda edição do Programa IntegraRio 2024. Este programa tem como principal objetivo fortalecer os laços entre os cariocas e fluminenses, destacando a importância da construção de experiências coletivas e da integração regional.


O secretário Marcos Dias enfatizou que, nesta segunda edição, o programa selecionará e patrocinará até 180 projetos voltados para o desenvolvimento urbano sustentável, com foco nas dimensões econômica, social, ambiental e institucional. Esses projetos visam fortalecer a divulgação, cooperação, desenvolvimento e integração da cidade do Rio de Janeiro com os demais municípios e instituições do Estado.


Na primeira edição do programa, em 2022, mais de 42 cidades foram beneficiadas, com a realização de aproximadamente 355 eventos e ações integrativas. O investimento da Prefeitura do Rio superou os R$ 10 milhões, gerando centenas de empregos e fortalecendo diversos setores.


Marcos Dias ressaltou ainda a importância do Rio de Janeiro como referência e capital do Estado, assumindo a missão de liderar o processo de cooperação e integração governamental entre os municípios da região metropolitana. Ele destacou o legado da gestão do prefeito Eduardo Paes e a ampliação do orçamento da cidade, especialmente no ano em que o Rio figura como capital mundial através do G20.


Para a edição de 2024, o programa terá um alcance três vezes maior que o anterior, com recursos para patrocínios no valor total de R$ 30 milhões, divididos em seis cotas. As inscrições serão realizadas por meio de um período de 30 dias corridos, de forma gratuita e democrática, através do sistema online disponível no site da SEIM, entre às 9h do dia 13 de março de 2024 e às 23h59 do dia 12 de abril de 2024.


Os projetos selecionados pelo IntegraRio 2024 terão acesso a patrocínios para a realização de eventos sociais, educacionais, ambientais, culturais, esportivos, turísticos e de inclusão social. O Edital de Chamamento Público possibilita a inscrição de diversos tipos de projetos em três categorias, de forma transparente e inclusiva.


As inscrições são gratuitas e serão efetuadas em um período de 30 dias corridos, por meio do sistema online de inscrição, cujo link estará disponível no site da SEIM (http:// integra.prefeitura.rio/), entre às 9h do dia 13 de março de 2024 até as 23h59 do dia 12 de abril de 2024.


Commentaires


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page