top of page

Prefeitura de Niterói recebe comitiva da Prefeitura de Peñalolén do Chile


Comitiva chilena e as anfitriãs de Niterói (Fotos: Luciana Carneiro)

A Prefeitura de Niterói está recebendo uma comitiva da Fundação Yunus da Prefeitura de Peñalolén, no Chile, para conhecer programas voltados às mulheres da Codim, a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres. A comitiva veio a Niterói para conhecer os programas públicos voltados às mulheres, além dos projetos e equipamentos da prefeitura voltados à promoção do empreendedorismo, a economia solidária e à geração de trabalho e renda.


A comitiva é composta por representantes da Prefeitura de Peñalolén, que trabalha com ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico da comunidade, além de estimular o acesso à igualdade de gênero. Niterói foi a cidade escolhida para receber a visita de membros do Departamento de Gestão Inclusiva da Fundação Yunus, que durante a semana farão visitas aos equipamentos da Codim para conhecer de perto as políticas implantadas para as mulheres.

No primeiro dia da visita, as representantes do Chile visitaram a Sala Lilás, um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência. A Sala Lilás funciona no Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC) e é uma parceria entre as Prefeituras de Niterói e Maricá, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Secretaria de Polícia Civil. Depois, a comitiva seguiu para uma visita cultural ao Solar do Jambeiro e ao Museu Janete Costa. A parte da tarde foi reservada para conhecer o Ceam, Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos, equipamento responsável pelo acolhimento e fortalecimento da mulher em situação de violência.


Nesta quarta-feira, a comitiva irá conhecer o Espaço Empreender Mulher, que conta com o primeiro coworking feminino e público da América latina, além de sala pública de reunião e Espaço Colab. Além de conhecer o equipamento, será apresentado o Programa Mulher Líder que já capacitou mais de 100 mulheres e vai para sua terceira edição, com uma roda de conversa entre as participantes do programa.


A visita é uma oportunidade de compartilhar experiências e identificar possíveis convergências e possibilidades de cooperação entre as cidades. A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, ressalta que as ações desenvolvidas pela Codim ganharam reconhecimento internacional e mostram que Niterói tem projetos replicáveis e que servem de inspiração para outras cidades. “Ver a temática feminina ser discutida em âmbito internacional e saber que estamos contribuindo para superação do desafio de promover a autonomia econômica das mulheres nos enche de alegria e a certeza de que há muito a se fazer, mas que estamos no caminho certo”, concluiu Sixel.

Commentaires


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page