top of page

Prefeitura de Niterói lança novo edital de licitação do Cinema Icaraí



O novo edital de licitação para as obras do Cinema Icaraí será publicado neste sábado (03) e a previsão é que o resultado do processo saia em 45 dias. O prédio, famoso pelos seus 65 anos de história, foi tombado pelo município em 2001 e pelo Estado em 2008, sendo um grande destaque da arquitetura da região.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância da obra para a cidade. "Esse era um dos nossos grandes desafios e conseguimos fazer isso, em conjunto com a Universidade Federal Fluminense. A ideia é recuperar o cinema, transformando-o também em um espaço cultural, para termos condição de abrir uma parceria com a iniciativa privada e fazer com que as unidades e equipamentos possam gerar receita e emprego”, disse Grael.


A reforma incluirá três salas de última geração, sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF, espaço gastronômico e fachada preservada, todos oferecendo acessibilidade. O investimento total será de cerca de R$55 milhões com um prazo de conclusão de 12 meses a partir da assinatura da Ordem de Início.


Além disso, o local adicionará quatro espaços de gastronomia e terá um aumento de 1.267 m² de área construída, podendo comportar mais de 300 pessoas na plateia. A cobertura do teatro contará com placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar e sistema de captação de água da chuva para reuso.


A recuperação do Cinema Icaraí é parte do plano de revitalização do patrimônio arquitetônico de Niterói. É um projeto que poderá gerar emprego, contribuir para a memória afetiva dos moradores e elevar o nível do turismo na cidade.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page