Município investirá na ampliação do efetivo policial

A Prefeitura de Niterói confirmou, na última sexta-feira (17), um investimento de mais de R$ 1 milhão por mês para reforçar a segurança pública no município. O aporte será direcionado ao aumento do efetivo das polícias Civil e Militar por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e do Regime Adicional de Serviços (RAS).
Com o Proeis, o número de policiais militares nas ruas mais que dobrará, totalizando 170 vagas. Atualmente, o 12º Batalhão conta com cerca de 150 agentes diariamente. Já o RAS permitirá a abertura de 300 vagas mensais para que policiais civis possam trabalhar em Niterói no período de folga, fortalecendo o trabalho de investigação e segurança.
Medidas para integrar forças de segurança
O prefeito Rodrigo Neves destacou a integração entre a Secretaria de Ordem Pública, a Guarda Municipal e as forças estaduais de segurança como ponto-chave para o combate à criminalidade. Durante ações recentes, operações conjuntas resultaram na apreensão de 5.954 pedras de crack e na prisão de suspeitos envolvidos com furtos e receptação de materiais roubados, como hidrômetros e fios.
Neves também enfatizou a importância do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), construído há 10 anos, como ferramenta estratégica para reduzir a criminalidade e melhorar os índices de segurança no município.
Operações em andamento e plano de ordenamento urbano
Além do reforço policial, a prefeitura segue com iniciativas como as operações "Caça-Fios", "Calçada Livre" e o combate às motos com escapamentos adulterados. O Plano Verão, que visa ações específicas durante a estação, também está em continuidade.
O anúncio das novas medidas foi realizado no Cisp, com a presença do secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas; do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança (GGIM), Felipe Ordacgy; e da secretária de Planejamento, Isadora Modesto.
Comentarios