A Prefeitura de Niterói intensificou as ações de zeladoria urbana e acolhimento à população em situação de rua nos bairros de maior demanda, como Centro, Icaraí e São Francisco. Desde a última quinta-feira (19), as equipes da Prefeitura abordaram 65 pessoas e 14 aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas aos abrigos.
As ações foram realizadas em três pontos da cidade entre o Centro e São Domingos: na Praça JK, Praça Zumbi dos Palmares e Praça do Castelinho. Durante a operação, 16 pessoas foram abordadas e uma aceitou acolhimento institucional.
Rede de Atendimento e Apoio em Niterói
Além do acolhimento, as equipes também recolheram os utensílios deixados nas calçadas, que foram embalados separadamente e levados para um depósito público. As pessoas em situação de rua podem solicitar a devolução na SMASES.
A Prefeitura de Niterói mantém uma rede de atendimento que compreende o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), dez Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e cinco unidades de acolhimento (abrigos). A população em situação de rua tem acesso a quatro refeições diárias, acompanhamento psicossocial, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda, e documentação civil.
A Assistência Social trabalha na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório.
Comments