top of page

Prefeitura de Niterói inaugura Centro de Esporte e Lazer na Ilha do Tibau



Centro de Esportes e Lazer é inaugurado na Ilha do Tibau. Foto: Bruno Eduardo Alves

Neste sábado (22), a Região Oceânica foi contemplada com um novo espaço de lazer e convivência. A Prefeitura de Niterói inaugurou o Centro de Esporte e Lazer na Ilha do Tibau, integrante do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis. O local foi projetado para oferecer infraestrutura aos moradores e visitantes, contando com duas quadras (uma poliesportiva e outra de futebol), vestiário, banheiros, área de ginástica destinada à terceira idade, parque infantil e um mirante com vista panorâmica de 360º da Lagoa de Piratininga.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância do novo espaço, que visa promover a prática esportiva, educação ambiental, lazer e recreação não apenas para os moradores locais, mas também para impulsionar o potencial turístico da cidade.


O projeto, cujas obras tiveram início cerca de um ano atrás, foi amplamente discutido com a comunidade, permitindo que os moradores participassem e oferecessem sugestões para aprimorar o espaço. A coordenadora do Pro Sustentável, Dionê Marinho Castro, enfatizou que todas as melhorias ao redor da Lagoa de Piratininga têm como objetivo recuperá-la e melhorar a qualidade de vida dos residentes da área e de toda a população da cidade.


O secretário da Administração Regional da Região Oceânica, Binho Guimarães, ressaltou que o Centro de Esporte e Lazer na Ilha do Tibau faz parte de uma estratégia municipal mais ampla para revitalizar a Lagoa de Piratininga.


A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os secretários de Obra e Infraestrutura, Vicente Temperini, e de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Bastos, além de vereadores e líderes comunitários da região.


A Ilha do Tibau, situada no bairro Jardim Imbuí, Região Oceânica, recebeu esse nome em referência ao restaurante do Tibau, pertencente à família Tibau, que figura entre os primeiros moradores da região. No passado, a ilhota abrigava apenas um pequeno campo de futebol frequentado pela população, com acesso por meio de uma ponte construída pelos próprios moradores.


A criação do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) envolve um projeto amplo, sendo o maior em desenvolvimento no Brasil a utilizar técnicas de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Com investimentos de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói, as obras POP estão entrando na fase final, contudo, mesmo antes de estar totalmente pronto já acumula prêmios internacionais. Nesta etapa, o primeiro sistema de jardins filtrantes já foi concluído e entrou em operação em setembro de 2022. Os outros dois sistemas estarão em funcionamento nos próximos meses.






Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page