top of page
Redação RT Notícia

Defesa Civil de Niterói auxilia vistorias de casas em Canoas após enchentes


Prefeitura de Niterói envia profissionais de Defesa Civil para auxiliar nas vistorias de casas no Sul. Fotos: Reprodução


A Prefeitura de Niterói enviou uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia para auxiliar nas vistorias das casas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Sete profissionais estão em Canoas desde quarta-feira (29), com a missão de analisar e avaliar os pontos mais críticos, em parceria com as equipes locais. As enchentes afetaram cerca de 130 mil residências na cidade. A equipe é acompanhada pelo coronel do Corpo de Bombeiros e consultor da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Walace Medeiros.


Experiência e missão da equipe


O secretário municipal de Defesa Civil, Eric de Oliveira, ressaltou a vasta experiência da equipe em situações de pós-desastres. "Trouxemos parte de nossa equipe de engenharia e arquitetura com experiência no atendimento pós-desastres. No momento, estamos alinhando junto aos órgãos municipais nosso plano de ação e fazendo o reconhecimento das áreas atingidas", explicou Oliveira. Ele também destacou a construção de uma aplicação pelo Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGEO), que auxiliará nas análises estruturais e permitirá ao município pleitear recursos para a reconstrução da cidade.


Plano de ação e tecnologias utilizadas


A equipe da Secretaria de Defesa Civil de Niterói ficará quase duas semanas em Canoas. Durante esse período, eles vão entender o cenário, verificar as áreas afetadas onde a água já baixou e definir as prioridades de atendimento para realizar a variação estrutural das casas. Após a análise, será feito o georreferenciamento de cada residência, ajustando ao mapa da cidade e cadastrando cada casa no sistema SIGEO. Criado em 2018, o SIGEO agrupa informações urbanas com precisão e transparência.


Histórico de atuação em pós-Desastres


A Defesa Civil de Niterói acumula vasta experiência em auxiliar municípios brasileiros em cenários de pós-desastres. Suas equipes já atuaram no Sul da Bahia, Pernambuco (Recife e Jaboatão), e nas regiões Noroeste (Miracema) e Serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis). Técnicos em engenharia e geologia participaram de resgates e socorro emergencial, apoiando equipes locais na avaliação de áreas atingidas e nas vistorias de estruturas danificadas.



Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page