A Prefeitura de Niterói enviou uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia para auxiliar nas vistorias das casas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Sete profissionais estão em Canoas desde quarta-feira (29), com a missão de analisar e avaliar os pontos mais críticos, em parceria com as equipes locais. As enchentes afetaram cerca de 130 mil residências na cidade. A equipe é acompanhada pelo coronel do Corpo de Bombeiros e consultor da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Walace Medeiros.
Experiência e missão da equipe
O secretário municipal de Defesa Civil, Eric de Oliveira, ressaltou a vasta experiência da equipe em situações de pós-desastres. "Trouxemos parte de nossa equipe de engenharia e arquitetura com experiência no atendimento pós-desastres. No momento, estamos alinhando junto aos órgãos municipais nosso plano de ação e fazendo o reconhecimento das áreas atingidas", explicou Oliveira. Ele também destacou a construção de uma aplicação pelo Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGEO), que auxiliará nas análises estruturais e permitirá ao município pleitear recursos para a reconstrução da cidade.
Plano de ação e tecnologias utilizadas
A equipe da Secretaria de Defesa Civil de Niterói ficará quase duas semanas em Canoas. Durante esse período, eles vão entender o cenário, verificar as áreas afetadas onde a água já baixou e definir as prioridades de atendimento para realizar a variação estrutural das casas. Após a análise, será feito o georreferenciamento de cada residência, ajustando ao mapa da cidade e cadastrando cada casa no sistema SIGEO. Criado em 2018, o SIGEO agrupa informações urbanas com precisão e transparência.
Histórico de atuação em pós-Desastres
A Defesa Civil de Niterói acumula vasta experiência em auxiliar municípios brasileiros em cenários de pós-desastres. Suas equipes já atuaram no Sul da Bahia, Pernambuco (Recife e Jaboatão), e nas regiões Noroeste (Miracema) e Serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis). Técnicos em engenharia e geologia participaram de resgates e socorro emergencial, apoiando equipes locais na avaliação de áreas atingidas e nas vistorias de estruturas danificadas.
Comments