top of page

Prefeitura de Niterói entrega reforma de hospital na Região Oceânica

Unidade de Urgência Mário Monteiro realiza quase 6 mil atendimentos por mês



A Prefeitura de Niterói entregou, neste sábado (22), a reforma da Unidade de Urgência Mário Monteiro (UMAM) em Piratininga. As obras incluíram a reforma estrutural, interna, do piso, da parte elétrica e de toda a refrigeração da unidade. A UMAM atende, em média, 5.845 pessoas por mês em emergências de clínica médica, ortopedia e pediatria.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância da UMAM para a cidade e para as políticas de saúde nacionais. "Estamos entregando a reforma dessa unidade com a parte física toda renovada e também com uma nova forma de administrar. Buscamos a excelência na gestão das nossas unidades e temos conseguido bons resultados. Niterói tem várias frentes de obras na área da saúde, com novas unidades e reformas importantes, pensando na melhoria da qualidade de vida e no atendimento ao cidadão niteroiense", afirmou Axel.





A UMAM é uma unidade pré-hospitalar com 23 leitos, oferecendo exames como raio-x, ecocardiograma, doppler ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou a importância das intervenções na unidade. "A UMAM, com 19 anos de existência, recebeu uma primeira reforma em 2014. Agora, finalizamos uma nova etapa com nova estrutura de telhado, climatização, pisos, e melhorias na ambiência e hotelaria para atender os pacientes. É uma unidade crucial na rede de urgência-emergência da cidade", explicou Anamaria.


A unidade possui seis consultórios, quatro salas de repouso/observação (pediátrica, feminina, masculina e geral), sala de higienização, sala de atendimento a paciente crítico, sala de pequena cirurgia, sala de enfermagem, sala de nebulização, sala de gesso, sala de curativo e duas salas de acolhimento com classificação de risco.


Segundo Marcos André Trindade, diretor da UMAM, a reforma representa uma melhoria significativa na qualidade do serviço prestado. "A reforma na UMAM é uma mudança muito positiva. Toda a unidade foi contemplada, e estamos muito felizes", afirmou.


Região Oceânica ganha Núcleo de Atendimento à Mulher 24h



Além da reforma, a Prefeitura também inaugurou o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), que funcionará 24 horas na UMAM para acolher mulheres em situação de violência. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria das Mulheres e a Secretaria de Saúde.


Thamyris Elpídio, secretária da Mulher de Niterói, explicou a importância do novo núcleo. "Esse é um passo no futuro. A rede de saúde, onde muitas mulheres chegam para o primeiro atendimento, terá um equipamento próprio para identificar situações de violência. Esse é um espaço acolhedor e uma grande conquista", afirmou Thamyres.


Fotos: Luciana Carneiro


Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page