Posto modernizado e ampliado atenderá quase 6.000 moradores
A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta quarta-feira (26) as obras de reforma do Módulo do Programa Médico de Família da Ilha da Conceição - Célia Sánchez. Com a participação do prefeito Axel Grael, do vice-prefeito Paulo Bagueira e da secretária municipal de Saúde Anamaria Schneider, a nova unidade atenderá 5.964 pessoas e 2.134 famílias, distribuídas em três equipes de saúde.
Modernização e ampliação da unidade
A unidade passou por uma reforma completa, que incluiu a ampliação da recepção, reestruturação do sistema elétrico, instalação de um novo sistema de cabeamento para informatização e prontuário eletrônico, e a climatização com novos equipamentos de ar-condicionado. A cobertura também foi reformada, com substituição do telhado por telhas termoacústicas.
Equipe e estrutura
O posto conta com 3 médicos, 3 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 9 agentes comunitários de saúde, 1 cirurgião dentista, 1 auxiliar em saúde bucal e 1 assistente administrativo. A unidade possui 5 consultórios e 1 sala de saúde bucal.
Importância para a comunidade
O prefeito Axel Grael destacou o impacto do Programa Médico de Família (PMF) na cidade e a importância da modernização dos postos de saúde. O vice-prefeito Paulo Bagueira relembrou a evolução histórica do PMF em Niterói e seu reconhecimento a nível federal.
Melhorias e acessibilidade
As obras incluíram a reforma e adequação dos sanitários para atender os parâmetros de acessibilidade, garantindo que todas as portas e passagens tenham dimensões mínimas necessárias para o deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A unidade agora conta com extintores de incêndio, sinalização adequada e iluminação de emergência.
Equipamentos e mobiliário
A unidade foi equipada com novos mobiliários e equipamentos, atendendo às normatizações dos serviços oferecidos. Interna e externamente, placas de orientação e identificação das salas e serviços foram instaladas, seguindo a programação visual adotada para todos os módulos do PMF.
Depoimentos da comunidade
Moradora da Ilha da Conceição há 59 anos, Maria das Dores da Silva, de 68 anos, ressaltou a importância da unidade para sua saúde e bem-estar. Durante o período de obras, a equipe de saúde foi temporariamente alocada no Centro Social Urbano (CSU), garantindo a continuidade dos serviços à população.
Comments