Com o início do ano letivo de 2024, a Rede Municipal de Educação de Niterói recebeu uma importante melhoria: a climatização das salas de aula. Diante das altas temperaturas registradas no país, a Fundação Municipal de Educação tomou a iniciativa de investir na renovação do sistema de ar condicionado em suas escolas. Dos 94 estabelecimentos que compõem a Rede, mais de 70% já estão climatizados, um aumento de 53% de 2023 até agora.
Em 2023, a Educação de Niterói adquiriu cerca de mil aparelhos de ar condicionado para modernizar a climatização das escolas, sendo que 600 deles já foram instalados até o momento. O programa de climatização priorizou as unidades que ainda não possuíam nenhum aparelho, e durante o período de férias as instalações foram intensificadas. A previsão é que essa fase seja concluída entre o final de março e o início de abril.
Mudanças climáticas
O secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói, Bira Marques, destacou a importância desse investimento: "Desde que assumi como presidente e secretário de Educação, coloquei a climatização como uma das prioridades. Vivemos um tempo de fortes mudanças climáticas e Niterói está fazendo a sua parte, contribuindo com a discussão e implementando medidas para minimizar os impactos. Mas é essencial oferecer um ambiente climatizado nas escolas, dando as condições necessárias para que as crianças aprendam."
Além da aquisição e instalação dos aparelhos, o processo de climatização também envolveu ajustes na rede elétrica. Desde 2020, 21 unidades escolares dependiam de aumento de carga. Após negociações com a Enel, 20 escolas já tiveram o serviço concluído, permitindo assim a instalação dos equipamentos de ar condicionado.
Outra iniciativa relevante é o PROCozinha (Programa de Reestruturação e Organização das Cozinhas Escolares), que prevê a instalação de aparelhos nos refeitórios para minimizar o calor e melhorar as condições de trabalho para os funcionários.
תגובות