top of page

Prefeitura de Maricá lança aplicativo para proteger mulheres



A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos da Mulher (SPM), apresentou na última quinta-feira (22/05) o aplicativo "Ela Protegida", uma inovação tecnológica que promete revolucionar a proteção de mulheres em situação de violência. O evento de lançamento ocorreu na Rodoviária do Povo, no Centro de Maricá, e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, que destacou a importância da ferramenta na luta contra a violência doméstica e extrafamiliar.


Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o aplicativo permite que denúncias de violência sejam feitas de forma discreta por vítimas e testemunhas, garantindo eficiência na gestão dos atendimentos e encaminhamentos para os órgãos competentes. A plataforma, elaborada pela startup Direito Ágil, oferece um ambiente seguro acessível por dispositivos eletrônicos, onde é possível anexar provas como fotos, laudos médicos e áudios.


Durante a solenidade, o prefeito Fabiano Horta destacou o compromisso da administração pública em erradicar a violência contra a mulher na região, destacando a importância de mecanismos ágeis e seguros para denúncias. "O aplicativo precisa ser difundido por todos nós, pois ele permite uma resposta rápida para que a mulher efetivamente faça a denúncia, incorporando as naturezas testemunhais para que o processo de violência contra ela cesse", afirmou.


A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos da Mulher, Luciana Piredda, ressaltou a importância da discrição na ferramenta, destacando que ela é mais segura que um aplicativo convencional, pois não aparece facilmente em dispositivos monitorados por agressores. "Essa ferramenta vai ajudar as mulheres em situação de violência a fazer a denúncia", declarou.


Para facilitar o acesso ao "Ela Protegida", a Prefeitura instalou cartazes com QR Codes em ônibus e banheiros públicos, garantindo que a informação chegue às mulheres que necessitam de proteção. A plataforma também oferece análises estatísticas detalhadas sobre os casos de violência, ajudando a orientar e aperfeiçoar as políticas públicas municipais.


Foto: Reprodução



Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page