O prefeito Axel Grael e o secretário de Educação, Bira Marques, realizaram uma vistoria hoje nas obras em andamento da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) no bairro de Jurujuba, Zona Sul de Niterói. Parte integrante do Plano Niterói 450 Anos, a construção teve início em abril deste ano, com conclusão de conclusão em abril de 2024.
Atualmente, as equipes da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) estão focadas na construção das vigas de sustentação do segundo pavimento. A futura unidade, distribuída em três andares, atenderá 140 crianças de dois a cinco anos em período integral. Localizada estrategicamente ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificados Ismael Silva (CEU), a escola representa um investimento de R$ 6,6 milhões.
"Essa escola é uma peça-chave no nosso esforço para elevar a Educação de Niterói ao patamar que merece. Não há razão para que não possamos ser referência em Educação no Brasil, e continuaremos a trilhar esse caminho. Temos a capacidade de investir, as ideias com certeza e a melhor equipe. Nós temos um projeto desde 2013, com olhos postos em 2033", declarou o prefeito.
A UMEI de Jurujuba será a 95ª unidade escolar administrada pela Prefeitura de Niterói. O projeto prevê uma infraestrutura adaptada aos padrões de sustentabilidade, incluindo o plantio de árvores e jardins, além da instalação de placas de energia solar. Com o intuito de otimizar o consumo de energia elétrica, as instalações serão equipadas com amplas janelas, para maximizar a entrada de luz natural. Além disso, a escola incorporará um sistema de captação de águas pluviais para irrigação de plantas e limpeza em geral. A unidade, um ambiente moderno de aprendizado, contará com área de recreação e uma sala de multimeios.
Bira Marques, secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), destacou que a construção da UMEI em Jurujuba faz parte da estratégia de expansão da rede municipal de Educação, especialmente no aumento das vagas na Educação Infantil.
"Estamos acelerando a realização dessa obra. Serão criados 140 novas vagas, com sete salas disponíveis. Essa escola irá complementar o complexo educacional de Jurujuba, que também abriga o CEU. Esta é uma demanda antiga da comunidade e estamos concretizando-a. Este é um momento crucial para a educação pública de Niterói", afirmou o secretário de Educação.
Comments