Neste domingo (09), o prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de um almoço junto à comunidade na Nova Catedral da cidade, localizada no Caminho Niemeyer. O evento foi organizado pela Arquidiocese de Niterói e teve como objetivo arrecadar fundos para as obras da catedral.
Durante o almoço, o prefeito destacou a importância da construção da nova catedral para a cidade e ressaltou que o Caminho Niemeyer está se tornando cada vez mais integrado ao restante da cidade.
"Esta é uma obra grandiosa que, com certeza, se tornará um dos símbolos de Niterói. Além de ser mais um projeto do Niemeyer para a cidade, a nova catedral está contribuindo para a integração do Caminho Niemeyer com o restante da cidade. Estamos realizando diversas obras de urbanização no entorno para que esse espaço esteja cada vez mais acessível e faça parte da vida dos niteroienses", destacou Axel Grael.
O arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, ressaltou que a construção da nova catedral não é apenas um projeto da igreja, mas também uma obra cultural e artística da cidade.
"Esse é um projeto que conta com a colaboração de diversas pessoas, que ajudam dentro de suas possibilidades. Estamos buscando apoio por meio de rifas, eventos como esse almoço e doações. A nova catedral não terá apenas uma dimensão religiosa, mas também cultural, artística e turística", afirmou o arcebispo.
Localizada no centro de Niterói, às margens da Baía de Guanabara, a nova catedral teve sua construção iniciada em 2014 e terá capacidade para abrigar até 5 mil pessoas. Quando concluída, além de atender milhares de fiéis, também contribuirá para o turismo religioso na cidade. Projetada por Oscar Niemeyer, a nova catedral fará parte do conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer, que inclui 14 equipamentos culturais, desde o Museu de Arte Contemporânea até o Teatro Popular.
Além do prefeito Axel Grael, outras autoridades estiveram presentes no almoço, como as coordenadoras da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude, Luisa Assumpção, e do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, e o vereador Jonathan Anjos.
Comentários