top of page

Prefeito de Niterói apresenta iniciativas na Cúpula das Cidades


Axel Grael na Cúpula das Cidades. Foto: Flávia Abranches

Axel Grael, prefeito de Niterói, participou nesta sexta-feira (29) da Cúpula das Cidades 2023, promovida pelo Governo dos Estados Unidos em Denver, no Colorado. Durante o evento, Grael abordou diversas iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói, como o Programa Niterói Jovem Ecosocial, o Parque Orla Piratininga e o Programa de Neutralização de Carbono no Caramujo.

]

O prefeito destacou o Niterói EcoSocial, que atualmente beneficia 500 jovens, ao reunir capacitação profissional e ações nas comunidades em defesa da sustentabilidade. Além disso, Grael apresentou a Moeda Recicle, lançada recentemente pela Clin no Buraco do Boi, no Barreto, para incentivar a sustentabilidade e a inclusão.


Durante o painel "Como as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) Fornecem Resiliência Climática Urbana", promovido pela WRI, Grael destacou o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, projeto que integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável). O POP conta com 35 mil metros quadrados de jardins filtrantes, 680 mil metros quadrados de área, quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia, 17 áreas de lazer, 3 mirantes e um centro eco cultural.


Por fim, o prefeito abordou o Programa Social de Neutralização de Carbono na Comunidade do Caramujo, que vai capacitar os moradores para agirem de forma ativa no processo de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cidade. As famílias que conseguirem reduzir as emissões de gases serão compensadas com uma transferência de renda mensal.


Acompanhado dos secretários municipais do Clima, Luciano Paez, e do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, Grael mostrou que Niterói tem muitos exemplos de sucesso que são reconhecidos internacionalmente e podem ser replicados em outras cidades.


Niterói Jovem EcoSocial


Lançado em 2019, o Niterói Jovem EcoSocial é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social, que visa a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 24 anos, de forma qualificada, ao buscar desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante, elevando o potencial de empregabilidade dos participantes.


Nesta terça (2), às 11h, no Capital Político do RT Notícia, o convidado é o secretário de Participação Social, Octávio Ribeiro. No programa, além do Niterói EcoSocial, serão abordados outros projetos da pasta como a Rede Acolher, o Projeto Qualificar e o Portal dos Conselhos Municipais. Participe com perguntas e sugestões, acessando o canal do RT Notícia no Youtube: https://bit.ly/radartempodenoticia



Comentarios


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page