top of page

Prefeito Axel Grael Promove Campanha de Mobilidade Sustentável em Niterói no Dia Mundial Sem Carro


Dia Mundial sem Carro 2024 (Foto: Lucas Benevides)


Neste domingo ensolarado, o prefeito de Niterói, Axel Grael, liderou uma pedalada pelas ruas da cidade para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. O evento ciclístico faz parte das atividades do Mês da Mobilidade, cujo lema é "No Trânsito, Niterói Escolhe a Vida".

(Foto: Lucas Benevides)

A iniciativa visa promover uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e incentivar a utilização da bicicleta como alternativa de transporte sustentável na região.


O prefeito destacou a importância de Niterói se unir a um movimento global que busca sensibilizar as comunidades sobre a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis no que diz respeito à mobilidade. Grael enfatizou o compromisso da cidade com a sustentabilidade, afirmando: "Niterói fez uma escolha consciente ao se tornar uma cidade amiga da bicicleta. Estamos empenhados em fornecer a máxima segurança aos ciclistas e em promover discussões sobre alternativas de transporte e mobilidade. Em dias como hoje, nossa cidade deve liderar pelo exemplo e abraçar essa causa."


Durante o evento, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em parceria com a Amazonas Bike, distribuiu material informativo contendo dicas de segurança para os ciclistas. Além disso, foram sorteadas plaquinhas de PVC com a mensagem "Respeite o Ciclista", que foram bem recebidas pelos participantes.


Niterói, que ganhou o apelido de "Cidade das Bicicletas", tem observado uma mudança de comportamento em sua população, com um aumento significativo no número de ciclistas. Esse progresso é resultado de investimentos em políticas de mobilidade urbana e infraestrutura implementadas pela Coordenadoria de Bicicleta, que celebra seu décimo aniversário neste ano.


Em horários de pico, a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, uma das mais movimentadas de Niterói e do país, chega a registrar impressionantes 780 ciclistas por hora, superando a média de 444 ciclistas por hora na Avenida Atlântica, em plena Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A meta da Prefeitura de Niterói é que, até 2030, 14% de todos os deslocamentos na cidade sejam feitos de bicicleta, um aumento considerável em relação aos atuais 6%. Atualmente, a malha cicloviária da cidade totaliza 79 quilômetros, com planos de expansão para 120 quilômetros até 2024.


O Dia Mundial Sem Carro, celebrado internacionalmente em 22 de setembro, tem como objetivo encorajar as pessoas que usam veículos motorizados diariamente a repensarem sua dependência dos automóveis e motos. Originado pelo movimento "Sem Carro", a data fundamenta-se na ideia de que, pelo menos nesse dia, as pessoas experimentem alternativas de mobilidade, descobrindo que é viável locomover-se pela cidade sem recorrer ao automóvel. A participação ativa do prefeito Axel Grael em Niterói reflete o compromisso da cidade em liderar o caminho para um futuro mais sustentável e com menos emissões de carbono.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page