top of page

Porto Pesqueiro de Niterói será municipalizado ainda em dezembro


Prefeito Axel Grael participa da COP28. Foto: Reprodução

O anúncio da municipalização do Porto Pesqueiro de Niterói foi feito pelo ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, em um encontro com o prefeito Axel Grael, durante a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai. Essa iniciativa, marcada para ainda este mês, promete aquecer o setor pesqueiro, gerando oportunidades de negócios e empregos na região.


"A operação do terminal de pesca do Barreto será um impulso para um dos setores mais tradicionais da economia de Niterói, trazendo consigo chances de crescimento econômico e abertura de novos postos de trabalho", afirmou Axel Grael. Ele destacou ainda que a viabilização do Porto Pesqueiro está associada ao início da dragagem do Canal de São Lourenço, que também beneficiará a indústria naval.


"Estamos investindo na dragagem do canal para fomentar negócios e empregos nessas duas áreas-chave da economia local. Embora a responsabilidade pela obra fosse do Governo Federal, não podemos mais esperar. É necessário utilizar os recursos dos royalties em projetos estruturantes que impulsionem oportunidades em outros setores, garantindo a estabilidade econômica do município", ressaltou o prefeito.


Além do Porto Pesqueiro, Axel Grael também discutiu com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, sobre projetos habitacionais e possíveis investimentos no Programa Retrofit, voltado para a revitalização de edifícios no Centro com foco residencial. Durante sua participação na COP, o prefeito teve uma agenda intensa, incluindo encontros com líderes globais, debates sobre mudanças climáticas e parcerias para o desenvolvimento do município.


Na COP28, Axel Grael está acompanhado pelos secretários municipais Luciano Paez, do Clima; Walace Medeiros, de Defesa Civil, e Katherine Azevedo, do Escritório de Gestão de Projetos. A presença da comitiva niteroiense tem como objetivo aproveitar as oportunidades oferecidas pela COP28 para fortalecer Niterói, não apenas no contexto ambiental, mas também na cooperação internacional para impulsionar o crescimento e a qualidade de vida na cidade.


Bình luận


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page