Uma pesquisa realizada pela empresa Quaest, divulgada neste domingo (7), revela que 89% dos brasileiros reprovam as invasões aos prédios dos Três Poderes ocorridas em 8 de janeiro do ano passado na capital federal. Os atos, que resultaram em depredação do patrimônio público e prejuízo ao Erário, foram aprovados por apenas 6%, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.
Os dados foram obtidos por meio de 2.012 entrevistas presenciais com questionários estruturados, realizadas entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2023, em 120 municípios. A pesquisa, financiada pela plataforma Genial Investimentos, contou com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A reprovação às invasões foi evidente em todas as grandes regiões do país, entre eleitores de diferentes candidatos presidenciais e pessoas de variados níveis de escolaridade e renda familiar.
Os resultados apontam que, mesmo diante da polarização política, a rejeição aos atos do 8 de janeiro mostra a resistência da democracia brasileira. Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca que o país não caiu na armadilha da politização da violência institucional, ressaltando a importância de defender as regras, a Constituição e a própria democracia.
A pesquisa também avaliou a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro nos eventos de janeiro de 2023. Cerca de 47% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro teve algum tipo de influência, enquanto 43% discordam dessa afirmação.
Felipe Nunes, cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançou recentemente o livro "Biografia do Abismo", escrito em parceria com o jornalista Thomas Traumann, abordando a polarização política no Brasil.
Matéria baseada em informações da Agência Brasil (EBC).
Comments