top of page

Parceria entre Ministério da Justiça e Governo do Estado cria comitê de combate a crimes

Foto do escritor: Pablo RosskenPablo Rossken

Acordo visa intensificar o combate a crimes financeiros e lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro, com a participação do Governo Federal

(Foto: Luis Alvarenga)

Na quarta-feira, 08 de novembro de 2023, o Palácio Guanabara foi palco da formalização da luta contra crimes financeiros e lavagem de dinheiro no Brasil. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Governo Federal, criou o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), um acordo de cooperação técnica que visa asfixiar o tráfico e as milícias que há tanto tempo assolam o Rio de Janeiro.


O Governador Cláudio Castro e o Ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, formalizaram o estabelecimento do Cifra, uma iniciativa que reúne diversos órgãos e instituições para formar uma força-tarefa altamente especializada no combate aos crimes financeiros e lavagem de dinheiro.


Segundo Castro, as novas viaturas semiblindadas, o evento também marcou a entrega de 218 novas viaturas à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, são um investimento crucial para a proteção dos policiais militares que arriscam suas vidas todos os dias para manter a segurança da população.


O acordo que formalizou o Cifra foi definido durante uma reunião realizada em Brasília, no dia 30 de outubro, envolvendo representantes do Executivo fluminense e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Cifra será composto por membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretarias de Estado de Polícia Civil (Sepol) e da Fazenda (Sefaz). O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) também participarão ativamente dessa força-tarefa.


O Ministro Flávio Dino destacou a importância dessa iniciativa no contexto do combate à violência no Rio de Janeiro: "O Rio de Janeiro é a imagem do país para o mundo e em nome dessa importância iremos atuar de forma integrada e estratégica no combate à violência no estado. O Governo Federal está investindo em tecnologia, que é decisivo hoje para que possamos atuar de forma cada vez mais efetiva, além de inteligência financeira e a cooperação das nossas forças de segurança - disse Flávio Dino.


O Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil tem sido pioneiro na promoção da cultura de investigação financeira e patrimonial. Nos últimos três anos, esse laboratório contribuiu significativamente para o bloqueio de mais de R$ 13 bilhões em bens e valores de organizações criminosas. No combate à corrupção, o valor ultrapassou R$ 140 bilhões.

Comments


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
bottom of page