Niterói e Rio de Janeiro deram mais um passo importante em sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, e Eduardo Paes, prefeito do Rio, apresentaram o projeto ao presidente da Panam Sports, Neven Ilic, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira por videoconferência.
A proposta inclui dividir a realização do evento entre as duas cidades e visa reforçar a capacidade de organização de grandes eventos esportivos no Brasil.
Próximos passos do processo
No encontro, também participaram os vice-prefeitos eleitos Isabel Swan (Niterói) e Eduardo Cavaliere (Rio), além de outros representantes, como Guilherme Schleder, secretário de Esportes do Rio, e Jimena Saldaña, secretária geral da Panam Sports.
A formalização da candidatura ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) está prevista para a próxima semana, quando será enviada a carta de intenção conjunta. O COB é responsável por apresentar ao comitê continental o representante oficial brasileiro.
Concorrência e decisão final
São Paulo já oficializou sua intenção de sediar o Pan 2031, mas apenas uma candidatura será escolhida para representar o Brasil. O prazo final para envio da proposta ao Panam Sports é 31 de janeiro de 2025.
A decisão sobre a sede será anunciada durante a Assembleia Geral da Panam Sports, que acontecerá nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai.
Foto: Luciana Carneiro
Comments