top of page

No 'Outubro Rosa' Prefeitura de Niterói zera fila de espera de cirurgias de câncer de mama



(Imagem: pixabay)

A Prefeitura de Niterói anunciou hoje que zerou a fila de espera para cirurgias de câncer de mama na cidade. Esta conquista é o resultado de esforços contínuos no âmbito do Programa Niterói Mulher, lançado em outubro de 2021 em parceria com a Fundação do Câncer, que visa ao diagnóstico precoce e ao rápido tratamento de casos de câncer feminino.


A Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Niterói de Bicicleta e várias instituições da sociedade civil, desenvolveu uma extensa programação no mês de outubro, em comemoração ao Outubro Rosa. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde.


O lançamento oficial do movimento Outubro Rosa em Niterói ocorreu no dia 1º de outubro, no Reserva Cultural, com a presença do prefeito Axel Grael e uma apresentação especial da Orquestra de Cordas da Grota. Ao longo do mês, uma série de atividades está programada para envolver a comunidade na causa.


Programação do Outubro Rosa em Niterói:

  • 4 de outubro: Evento na OAB Niterói, com palestras de especialistas em mastologia, cirurgia plástica, micropigmentação e psicologia, além de homenagens a profissionais de destaque na área médica.

  • 7 de outubro: Caminhada Rosa na Praia de Icaraí, com concentração na Reitoria da UFF.

  • 14 de outubro: Pedal Rosa, com início no Caminho Niemeyer e trajeto até a Praia de Icaraí, em parceria com Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Saúde, CODIM, Grupo de Trabalho Niterói Mulher, Oncomed e CLIN.

  • 21 de outubro: Dia Delas, com unidades de saúde abertas para exames citopatológicos, exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias de rastreamento e oportunísticas. Realização de mamografias pré-agendadas no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino e CAZES.

  • 26 de outubro: Atividade de relaxamento no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino, coordenada pelo Instituto ZENCâncer.

  • 27 de outubro: Comemoração do aniversário de 2 anos do Programa Niterói Mulher, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

  • 28 de outubro: Nosso Dia Pink, com atividades das 08h30 às 17h30 na Sala Nelson Pereira dos Santos, coordenado pelo Dr. Rodrigo Souto e Patricia Arraes (nutricionista ProOnco Mulher).

  • 7 de novembro: Festa "Ser Chique é ser Solidário".

O Programa Niterói Mulher tem se destacado por sua eficiência em reduzir o tempo de espera para o tratamento de câncer de mama e colo de útero, com mais de 300 cirurgias realizadas no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino desde sua implantação em 2021. O programa é apoiado pelas Navegadoras da Saúde, que auxiliam as pacientes em todo o processo de tratamento na rede de saúde.


A conselheira municipal de política e direitos da mulher, Fernanda Sixel, destacou a importância do Outubro Rosa em Niterói, que reúne instituições governamentais e da sociedade civil em um esforço conjunto para salvar vidas por meio da conscientização, prevenção e tratamento precoce do câncer feminino.


Niterói agora é referência no tratamento de câncer de mama e de colo de útero, e a população é convidada a participar ativamente das atividades do Outubro Rosa para se informar, divulgar e cuidar da saúde.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page