Niterói vai receber uma nova unidade do Programa Médico de Família, e os moradores do Cafubá, na Região Oceânica, serão os beneficiados. Com um investimento de cerca de R$ 4 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a Prefeitura de Niterói está se preparando para iniciar as obras ainda este ano, com previsão de conclusão em aproximadamente dois anos.
O projeto, apresentado pelo prefeito Axel Grael e pela secretária municipal de Saúde Anamaria Schneider, promete trazer uma infraestrutura moderna e sustentável para a comunidade. Com cinco consultórios multifuncionais e dois odontológicos, sala de coleta e procedimentos, sala de imunização, e espaços dedicados à distribuição de medicamentos e atividades em grupo, a nova unidade também contará com uma academia da Saúde, almoxarifado e auditório.
Uma das grandes novidades é o compromisso com a sustentabilidade. O prédio contará com painéis solares e uma técnica de vedação no telhado que aumentará a eficiência energética. Além disso, os aparelhos da academia estarão integrados ao telhado verde, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Anamaria Schneider ressalta que a obra representa um grande avanço para a cidade, oferecendo um espaço adequado e acessível para os moradores do Cafubá, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. Pedro Lima, diretor-geral da FeSaúde, destaca que a nova unidade ampliará significativamente a capacidade de atendimento, beneficiando até 10 mil pessoas.
Comments