top of page

Niterói será palco do 1º evento público de cultura Geek do Brasil: Niterói Expo Geek




Niterói Expo Geek acontece nos dias 16 e 17 de setembro no Caminho Niemeyer. Foto: John Mitysumy


Niterói se prepara para sediar o primeiro evento público do país totalmente dedicado à cultura Geek. Nos dias 16 e 17 de setembro, o Memorial Roberto Silveira (Cúpula do Caminho) e o Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, serão palco para uma celebração única de histórias fantásticas, jogos, debates, quadrinhos, gastronomia, cosplay, música e uma ampla gama de expressões artísticas e culturais .


O Niterói Expo Geek é um projeto que nasce do pulsante Movimento Geek de Niterói, um marco na cultura do país. "Pelo que pesquisamos, será a primeira vez no país que teremos um festival público de cultura geek, onde abrangemos todas as suas nuances e subdivisões. Novamente a cidade de Niterói está na vanguarda da cultura", ressalta Alexandre Lage, um dos produtores do evento.


A programação promete atender a todos os públicos e gostos, com atividades que vão desde quadrinhos, jogos e RPG até shows, feiras, painéis, concursos, gastronomia, oficinas e muito mais. Júlia Ventura, estudante e entusiasta da cultura Geek, compartilha sua empolgação: "Acho muito bom porque em Niterói temos poucos eventos deste porte e o melhor: grátis. E vai ter shows, comidinhas, desfiles, muita coisa legal. Estou ansioso e não vejo a hora de ir, já estou me preparando".


Além das atrações principais, o evento inclui exposições, projeções cinematográficas, game shows, apresentações teatrais, concursos de KPOP, mesas redondas e debates sobre diversos temas. A produtora cultural Raíssa Magalhães irá surpreender o público com o "Maid Café, Picnic Cosplay", um café temático com influências japonesas, onde os participantes serão caracterizados como personagens do universo Geek.


Niterói ocupa o terceiro lugar entre os municípios “mais geeks do Brasil”, segundo uma pesquisa da Amazon realizada em 2019. Para Jorge César, outro produtor do evento, o impacto cultural e social é inegável. "O Niterói Expo Geek é um evento pioneiro, que coloca a cidade em um circuito que integra artes, economia criativa, educação, tecnologia, entretenimento, turismo, empreendedorismo, entre outras frentes, sendo um espaço de muita diversidade para os artistas e o público" .


O evento é apoiado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, através do incentivo do Edital Geek de 2022. Para conferir a programação completa com dados e horários de cada atividade, acesse: niteroiexpogeek.com.br .





Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page