A Prefeitura de Niterói anunciou a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade, que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho na Cidade da Ordem Pública, localizada no Barreto. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento contará com mesas de debates, painéis, grupos de discussão e plenária, cujo objetivo é definir diretrizes para a política urbana municipal.
A conferência é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, programada para 2025, e antecedida pela Conferência Estadual das Cidades, que ocorrerá na primeira quinzena de novembro deste ano. A organização do evento está a cargo das secretarias municipais de Urbanismo e Executiva, com a participação do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur).
Renato Barandier, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, destacou a importância do evento para o futuro de Niterói. “É com grande entusiasmo que a Prefeitura convoca a 8ª Conferência da Cidade de Niterói que, pela primeira vez, vai acontecer na Zona Norte da cidade. Esse será um espaço de construção coletiva de diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A conferência também vai ser um espaço de construção de consensos entre governo municipal, sociedade civil, setor privado e academia a partir de diferentes visões da cidade. Vamos propor soluções e eleger delegados para a Conferência Estadual em novembro”, explicou Barandier.
Encontros Temáticos Preparatórios
Antes da conferência municipal, serão realizados quatro encontros temáticos preparatórios no Caminho Niemeyer:
10 de junho: Mobilidade
13 de junho: Habitação
17 de junho: Uso do solo/Saneamento
20 de junho: Meio Ambiente/Clima
Participação e Inscrição
Para participar da conferência municipal como delegados, membros de entidades da sociedade civil organizada devem estar presentes em pelo menos dois dos encontros preparatórios. A conferência municipal estará aberta a qualquer cidadão interessado, que poderá participar na condição de observador. Durante o evento, serão eleitos 17 representantes de Niterói para a conferência estadual em novembro. A organização da conferência municipal está sendo coordenada por uma comissão composta por membros do Compur e outras pessoas designadas pela Prefeitura de Niterói.
Foto: Alex Ramos
Comments