top of page

Niterói Reconhece Empresas por Boas Práticas em Neutralização de Carbono no Fórum do Clima


(Foto: rzierik - pixabay)

A cidade de Niterói, através da Prefeitura e em colaboração com a Secretaria Municipal do Clima e a Controladoria Geral do Município (CGM), está prestes a homenagear 33 empresas com o Certificado de Boas Práticas em Neutralização de Carbono. A cerimônia de reconhecimento acontecerá durante o Fórum do Clima da cidade, um encontro que antecede a 28ª Conferência das Nações Unidas (Cop28) sobre Mudanças Climáticas. O evento está agendado para a próxima quinta-feira, 5 de outubro, no Theatro Municipal de Niterói, com início às 8h30. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo site: https://forumclimaniteroi.com.br. O fórum será uma prévia das discussões que ocorrerão na Cop28 em Dubai, marcada para o final de novembro.


O Fórum do Clima, liderado pelo secretário municipal do Clima, Luciano Paez, será um espaço de diálogo e reflexão sobre estratégias de planejamento de gestão e investimentos futuros visando à transição energética rumo a uma economia de baixo carbono. O objetivo é abranger toda a população, com ênfase nos mais vulneráveis, através de ações e projetos de adaptação da cidade às mudanças climáticas e eventos extremos. O evento também reserva um espaço para a Certificação de Boas Práticas e Neutralização de Carbono, um programa desenvolvido pela Secretaria do Clima em parceria com a CGM.


"No Fórum, vamos repensar as estratégias de planejamento da gestão e organizações de investimentos futuros para uma transição energética justa e necessária que caminhe para uma economia de baixo carbono. O objetivo é que toda a população, em especial os mais vulneráveis, sejam contemplados através de ações e projetos de adaptação da cidade frente aos eventos extremos. Também teremos um espaço dedicado à Certificação de Boas Práticas e Neutralização de Carbono, que é um programa que a Secretaria do Clima desenvolve em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM)", destaca Luciano Paez.


A realização do Fórum do Clima está alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-13) da Organização das Nações Unidas (ONU), que preveem o fortalecimento da resiliência e da capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima e aos desastres naturais em todos os países, com a inclusão de medidas de combate às consequências das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais.


O Fórum do Clima tem como objetivo ser um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, econômica e social. É um espaço de diálogo para avaliar cenários e construir diretrizes, com foco na crise climática, abordando políticas públicas e fomentando a transição energética e a mobilidade. Além do ODS 13, o fórum abordará temas cruciais como os ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).


O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Clima (Seclima) em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), com o intuito de incentivar empresas e associações a adotarem práticas sustentáveis visando a redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa concederá certificados a 33 empresas em cinco categorias, cada uma relacionada a um Pilar de Gestão: Certificação em Gestão Participativa e Integrada, Certificação em Gestão de Conhecimento, Formação e Comunicação, Certificação em Gestão de Emissões, Certificação em Gestão de Instrumentos e Certificação em Gestão de Pactos e Acordos.


Serviço: Fórum do Clima

  • Data: 5 de outubro de 2023 (quinta-feira)

  • Horário: A partir das 8h30

  • Local: Theatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro – Niterói – RJ)

Para mais informações sobre o evento e inscrições, acesse: https://forumclimaniteroi.com.br.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page