
O Programa Municipal de Certificação em Boas Práticas em Neutralização de Carbono, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Clima (SECLIMA) e pela Controladoria Geral do Município (CGM), conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação na Gestão do Prêmio Robert Gray de Sustentabilidade Ambiental. A premiação, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), destaca iniciativas que incorporam princípios e ações sustentáveis, gerando resultados socioambientais positivos.
O programa tem como objetivo fomentar práticas sustentáveis para reduzir, adaptar e compensar a emissão de gases estufa. Integra a expansão do Programa de Integridade - Previne Niterói, com foco no eixo ambiental.

A Controladora Geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, ressalta que a iniciativa é parte da ampliação do Previne Niterói no eixo ambiental. “A implementação do Previne Niterói começou em 2019. Em 2021, expandimos o programa para toda a Prefeitura, ultrapassando os limites da administração pública para alcançar empresas privadas e Organizações Sociais. Além disso, ampliamos as ações incluindo o tripé ESG, que abrange governança, responsabilidade social e ambiental”, destaca Cristiane Mara Rodrigues Marcelino.
O Prêmio Robert Gray destaca o compromisso da Prefeitura de Niterói com práticas inovadoras e eficazes, reforçando o papel da cidade na promoção de um futuro sustentável. A conquista reflete o sucesso das ações voltadas à neutralização de carbono e destaca Niterói como referência em gestão ambiental e sustentabilidade.
Commenti