top of page

Niterói recebe ministro da Justiça para assinatura de convênios de segurança pública


Ministro da Justiça, Flávio Dino, é recebido pelo prefeito de Niterói, Axel Grael . Foto: Luciana Carneiro.


Nesta segunda-feira (19), o prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no Theatro Municipal de Niterói para a assinatura de convênios voltados para a segurança pública. Esses acordos contemplam ações como a integração entre o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e a Polícia Rodoviária Federal para o combate ao crime e a prevenção à violência.


Também foi lançado um edital com recursos de R$ 30 milhões para 163 cidades prioritárias do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O objetivo é adotar projetos culturais que contribuam para a redução e prevenção de atos violentos.


Durante o evento, o Ministro Flávio Dino destacou a importância da cidade para o Brasil e, por sua vez, Axel Grael agradeceu a visita, frisando que as medidas assinadas contribuirão para a agenda da Segurança Pública de Niterói. Além disso, o ex-prefeito e secretário Executivo, Rodrigo Neves, lembrou que a cidade é a única da região metropolitana a não ter milícias e que se deve a um conjunto de estratégias adotadas nos últimos anos.


Para auxiliar as forças de segurança, foi criada em Niterói a ferramenta Cisp, em 2015. O Centro monitora a cidade por 24 horas através de 522 equipamentos e conta com o apoio de órgãos estaduais, federais, municipais, Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil.


Também foram apresentados iniciativas da Prefeitura, como o Aprendiz Musical, que oferece há 22 anos, atividades musicais gratuitas para estudantes, e o Programa Niterói Jovem EcoSocial, que capacita jovens de 16 a 24 anos para promover a inclusão social.


Ainda no encontro, foi anunciado uma parceria entre Ministério da Justiça, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), para produção de material de prevenção à violência com investimento de R$ 1 milhão. Entre as autoridades presentes, estavam também os deputados federais Jandira Feghali, Jones Moura e Reimont Luiz Otoni; o deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Bacellar; o secretário Executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli; o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; o secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco; entre outros.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page