No sábado (13), a Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) sediou o primeiro encontro do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil" (LEEI), como parte do programa "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". A cidade foi escolhida como um dos polos de formação, abrangendo uma região que inclui São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá e Rio Bonito. O objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, destacou o compromisso do município com a educação, ressaltando o programa P.A.L.A.V.R.A., desenvolvido em parceria com a UFF, que integra a política educacional "Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão". A aula inaugural foi ministrada pela professora Silvia Barbosa, da PUC-Rio, abordando a função social da leitura e da escrita.
Renata Ferman, diretora da Casa da Avaliação e Formação (CAF) e articuladora do Programa Nacional da Criança Alfabetizada em Niterói, enfatizou a importância do curso LEEI para qualificar o trabalho pedagógico na rede municipal. O programa do MEC valoriza experiências anteriores e o protagonismo dos municípios, visando potencializar as boas práticas já existentes nas unidades de educação.
A pesquisa "Alfabetiza Brasil", divulgada em junho de 2023 pelo MEC e INEP, contribuiu para definir critérios de alfabetização no Brasil, onde uma criança alfabetizada é capaz de ler e localizar informações em textos curtos e escrever sobre a vida cotidiana.
Comments