top of page

Niterói presente em reunião com ministros, governador e prefeitos para ações em municípios atingidos pela chuva

(Foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Niterói)

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (16) no Palácio Guanabara, o prefeito de Niterói, Axel Grael, junto com o governador do Rio, Cláudio Castro, e prefeitos de 10 municípios, discutiu iniciativas para auxiliar na recuperação das localidades afetadas pelas chuvas do último fim de semana. Na ocasião, estiveram presentes os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome substituto, Osmar Almeida Júnior; e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.


Axel Grael aproveitou o encontro para apresentar demandas que visam tornar Niterói ainda mais resiliente diante de eventos climáticos adversos. Entre as principais solicitações, o prefeito destacou a conclusão de obras em pontos de risco mapeados na cidade, ressaltando que 60% dos 247 pontos críticos já foram atendidos, mas 40% ainda necessitam de intervenção.


"É importante ter apoio para acelerar a execução dessas obras. Também seria fundamental a disponibilização de recursos para que as famílias mais afetadas possam reconstruir suas casas e adquirir móveis e eletrodomésticos. Além disso, é crucial acelerar os projetos do Minha Casa Minha Vida no Estado do Rio de Janeiro para realocar de forma mais rápida as famílias em áreas de risco", enfatizou Axel Grael.


O prefeito ressaltou que o volume de chuva registrado no último fim de semana, com mais de 120 milímetros em uma hora, representa 80% da expectativa para todo o mês de janeiro. Apesar de 21 ocorrências de deslizamentos sem vítimas, Axel Grael destacou o trabalho da Defesa Civil e da Assistência Social para dar suporte às famílias afetadas. Ele enfatizou a importância das obras de contenção de encostas e drenagem realizadas em 2023, que contribuíram para minimizar os impactos das chuvas.


Além das demandas locais, Axel Grael sugeriu a integração das informações de todos os pluviômetros do Rio, a fim de otimizar o gerenciamento de crises e mobilização de equipes. O prefeito também manifestou a intenção de compartilhar as informações do radar meteorológico de Niterói com cidades vizinhas e propôs que o governo federal apoie a ampliação da rede de radares meteorológicos de alta capacidade nos municípios.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page