top of page

Niterói inaugura parque naturalizado para crianças no Parque do Baldeador





Um novo parque naturalizado foi inaugurado pela Prefeitura de Niterói, dessa vez, dentro do Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, na Zona Norte da cidade. A nova área de lazer para crianças foi projetado de acordo com as características do terreno, com brinquedos construídos com materiais da natureza para incentivar as atividades ao ar livre e o contato com a natureza.


A instalação do parque naturalizado foi executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS), em parceria com diversos órgãos da administração municipal, e integra um conjunto de ações voltadas para a primeira infância, desenvolvidas na cidade desde 2020. O parque foi construído a partir de oficinas de construção de brinquedos com a participação de estudantes da rede municipal de ensino.


“O projeto prevê a divisão do parque em zonas de brincar para crianças de diferentes faixas etárias, pois cada zona oferece diferentes interações, estímulos e complexidades”, explicou Maria Carolina Campos, engenheira ambiental da SMARHS.


Atualmente, o município integra a rede Urban95, iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer que visa incluir os pequenos cidadãos nas tomadas de decisão do planejamento urbano e na construção de estratégias para o desenvolvimento da cidade. Desde o início da adesão, vários projetos voltados para a primeira infância já foram desenvolvidos, como o projeto de amamentação, as rotas caminháveis e o pé de infância.


Além disso, em 2023 foi inaugurada a Praça ReCriar nas comunidades de São José e Igrejinha, na Zona Norte. A praça é uma homenagem às quatro crianças que perderam a vida na tragédia das chuvas de 2010.


Com a inauguração deste parque naturalizado, Niterói conta com três equipamentos desse tipo. Até 2024, a previsão é que a cidade tenha 15 parques naturais para crianças, em regiões mapeadas com base em áreas de vulnerabilidade social, reservas ambientais, infraestruturas urbanas e equipamentos públicos.

Commenti


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page