Um novo parque naturalizado foi inaugurado pela Prefeitura de Niterói, dessa vez, dentro do Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, na Zona Norte da cidade. A nova área de lazer para crianças foi projetado de acordo com as características do terreno, com brinquedos construídos com materiais da natureza para incentivar as atividades ao ar livre e o contato com a natureza.
A instalação do parque naturalizado foi executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS), em parceria com diversos órgãos da administração municipal, e integra um conjunto de ações voltadas para a primeira infância, desenvolvidas na cidade desde 2020. O parque foi construído a partir de oficinas de construção de brinquedos com a participação de estudantes da rede municipal de ensino.
“O projeto prevê a divisão do parque em zonas de brincar para crianças de diferentes faixas etárias, pois cada zona oferece diferentes interações, estímulos e complexidades”, explicou Maria Carolina Campos, engenheira ambiental da SMARHS.
Atualmente, o município integra a rede Urban95, iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer que visa incluir os pequenos cidadãos nas tomadas de decisão do planejamento urbano e na construção de estratégias para o desenvolvimento da cidade. Desde o início da adesão, vários projetos voltados para a primeira infância já foram desenvolvidos, como o projeto de amamentação, as rotas caminháveis e o pé de infância.
Além disso, em 2023 foi inaugurada a Praça ReCriar nas comunidades de São José e Igrejinha, na Zona Norte. A praça é uma homenagem às quatro crianças que perderam a vida na tragédia das chuvas de 2010.
Com a inauguração deste parque naturalizado, Niterói conta com três equipamentos desse tipo. Até 2024, a previsão é que a cidade tenha 15 parques naturais para crianças, em regiões mapeadas com base em áreas de vulnerabilidade social, reservas ambientais, infraestruturas urbanas e equipamentos públicos.
Comentarios