top of page

Niterói facilita a vida dos empreendedores

Lei Municipal de Desburocratização permite licenciamento em menos de 24 horas para 96% das empresas.


Casa do Empreendedor funciona no Shopping Bay Market. Foto: Lucas Benevides


No mês em que se celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, Niterói reafirma seu compromisso com o empreendedorismo local através de iniciativas significativas de desburocratização. Desde a implementação da Lei Municipal de Desburocratização em 2021, a cidade tem simplificado os processos administrativos, reduzindo significativamente o tempo necessário para licenciamentos e alvarás.


A Casa do Empreendedor, um dos principais pontos de apoio aos micro e pequenos empresários, registrou um aumento expressivo nos atendimentos, oferecendo serviços como abertura de cadastro para MEIs, emissão de alvarás e orientação para novos empreendimentos. Além disso, a Calculadora de Custos de Alvará, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Fazenda, auxilia os empresários a entenderem os custos envolvidos na regularização de seus negócios.


A Casa do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, no Shopping Bay Market (Av. Visconde do Rio Branco, 360/3º piso). Mais informações pelo telefone (21) 96601-2172. Já o atendimento no posto da Administração Regional da Região Oceânica acontece toda terça e quinta, das 10h às 17h.


“A implementação dessas ações de desburocratização do ambiente de negócios é fundamental para o crescimento socioeconômico e a geração de empregos em Niterói. Iniciativas de modernização dos serviços públicos fortalecem os negócios locais e solidificam a cidade como um ambiente propício ao empreendedorismo, incentivando a criação de novos negócios”, destacou a secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz.



O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou a importância dessas medidas para o crescimento econômico e geração de empregos na região. Niterói já é reconhecida como um polo de empreendedorismo, sendo premiada por suas políticas públicas de apoio ao setor durante a pandemia de COVID-19.


O Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE) é outra iniciativa da Prefeitura para incentivar o empreendedorismo na cidade. O espaço funciona como um ambiente inspirador e colaborativo para quem quer desenvolver, aprimorar ou iniciar negócios. O objetivo é criar uma atmosfera que leve os empreendedores a promoverem ações que contribuam para o crescimento do seu negócio, alavancando vendas, ou mesmo para aqueles que pretendem iniciar sua empresa e não sabem como agir.

Yorumlar


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page