top of page

Niterói Conquista o Topo Nacional em Limpeza Urbana em 2023

(Foto: divulgação Prefeitura Municipal de Niterói)

A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) celebra o primeiro lugar no ranking nacional do Índice Sustentar de Limpeza Urbana (ISLU) de 2023. Após liderar o estado por cinco anos consecutivos, a cidade conquista a posição máxima a nível nacional, atingindo o índice mais alto do ISLU, marcando 0,748. Logo em seguida, estão Londrina (0,747) e Rio de Janeiro (0,742). Esses dados consideram os municípios mais bem pontuados com população acima de 250 mil habitantes, com um total de 115 municípios nessa categoria.


A Clin, responsável pela gestão dos resíduos na cidade, coleta mensalmente mais de 20 mil toneladas de lixo, abrangendo coleta domiciliar, varrição e outros resíduos, garantindo que todo resíduo produzido em Niterói tenha destino final adequado.


A sétima edição do ISLU, desenvolvida pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) em parceria com a PwC, analisa anualmente os municípios com critérios que incluem impacto ambiental e engajamento da sociedade na gestão de resíduos.


(Foto: divulgação Prefeitura Municipal de Niterói)

A análise detalhada dos municípios mais bem pontuados com população acima de 250 mil habitantes abordou aspectos que contribuem para uma melhor aderência à Política Nacional de Resíduos Sólidos, medida pelo ISLU, e eficiência demonstrada pelos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Niterói se destacou como a cidade mais bem pontuada entre as dez analisadas, levando em conta diversos parâmetros comparativos.


Tais dados variam de acordo com as características de cada cidade, como clima, densidade populacional, relevo, entre outros, que influenciam na execução dos serviços. Foram analisados resultados de dez municípios, com Niterói liderando em densidade demográfica (hab/km2), seguida por Londrina, Rio de Janeiro, Blumenau, Vila Velha, Campinas, São Vicente, Praia Grande, Santos e Recife. A cidade se destaca não apenas como líder em números, mas como exemplo na gestão sustentável de resíduos sólidos.


Comentarios


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page