top of page

Niterói apresenta o sistema de compartilhamento de bicicletas Nit Bike


Prefeito Axel Grael apresenta a nova bicicleta do Nit Bike. Foto: Bruno Eduardo Alves

Niterói está prestes a iniciar uma nova era na mobilidade urbana com o lançamento do serviço gratuito de bicicletas compartilhadas, o Nit Bike. Com o objetivo de oferecer uma alternativa sustentável e acessível para os deslocamentos na cidade, o sistema contará com 50 estações estrategicamente distribuídas por diversos bairros, incluindo Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem.


As primeiras bicicletas do Nit Bike, de modelo de passeio e cor predominante roxa, já estão chegando à cidade. A iniciativa, nomeada pelo público através de uma consulta pública na plataforma Colab, reflete o compromisso da Prefeitura de Niterói com a escuta e a participação da comunidade.


"Havia muita hostilidade em relação às bicicletas na cidade quando iniciamos a implantação da malha cicloviária. O programa Niterói de Bicicleta foi desenvolvido com muita escuta. Foram muitas audiências públicas, muitos momentos e muitas oficinas para que a gente buscasse aquilo que toda a comunidade da bicicleta e do Niterói queria. E a gente teve um resultado muito bom vendo o que temos hoje. Através do Nit Bike vamos oferecer um serviço com um viés social importante, porque será acessível a todos, além de garantir mais mobilidade para a população de forma ambientalmente limpa", ressaltou o prefeito de Niterói, Axel Grael.


Com investimento anual estimado em cerca de R$ 8,5 milhões, o Nit Bike oferecerá viagens gratuitas de até uma hora durante o primeiro estágio de implantação. Para facilitar o acesso, um aplicativo exclusivo permitirá o desbloqueio das bicicletas.


Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, expressou sua satisfação com a realização desse serviço tão aguardado pela população.


"Ter um sistema de bicicleta compartilhada é um sonho dividido com muita gente que acredita nessa pauta como uma solução que vai impactar o dia-a-dia e que vai melhorar muito a vida das pessoas que se deslocam pela cidade. A bicicleta é parte indissociável de Niterói. É a cara e a maneira mais agradável, sustentável e inclusiva de se deslocar pela cidade. É a opção pelo transporte individual motorizado que não é barulhento e poluidor", destacou Simões.


Além do serviço de compartilhamento de bicicletas, a Prefeitura de Niterói está investindo na expansão da infraestrutura cicloviária. Novas ciclovias serão criadas em ruas no Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco, totalizando um acréscimo de 2,75 Km à malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 Km.


Para complementar essas iniciativas, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está implantando o sistema Contabike, um avanço significativo na coleta de dados sobre o uso de bicicletas na cidade. Estrategicamente posicionados em diversos locais, os contadores automáticos fornecerão informações precisas que ajudarão a planejar futuras intervenções e melhorias na infraestrutura cicloviária.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page