Niterói aplica vacina contra a gripe em idosos, crianças de 6 meses a 6 anos e gestantes
- Pablo Rossken
- 10 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Niterói iniciou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com foco em grupos prioritários. A campanha abrange idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, e professores do ensino básico e superior. Além desses grupos, também serão imunizados os povos indígenas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A campanha ocorrerá até o dia 31 de maio, com o dia D programado para 6 de maio, e serão disponibilizados 38 pontos de vacinação em toda a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade (no caso de maiores de idade), carteira de vacinação e CPF (para menores), solicitação médica com indicação da doença (para doentes crônicos), documento que comprove o exercício da função (para caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e trabalhadores portuários), documento que comprove a vinculação (no caso de profissionais das Forças Armadas), e identidade profissional ou crachá (para trabalhadores da Saúde ou da Educação).
A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, ressalta a importância da vacinação contra a gripe como forma de prevenir complicações, reduzir o número de internações e óbitos causados pela influenza. Moradores de Niterói, como o casal de aposentados Telma Santos, de 69 anos, e Marcos Antônio Santos, de 64 anos, estão aproveitando a oportunidade para se vacinarem tanto contra a influenza quanto contra a Covid-19, destacando a importância da vacinação para a saúde e para a credibilidade do sistema de saúde brasileiro.
A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda e geralmente benigna, mas pode causar complicações graves, principalmente em grupos de risco como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A vacinação contra a influenza é uma estratégia importante para prevenir a disseminação do vírus associada à doença. A vacina contra influenza é contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com história de alergia grave a doses anteriores.
Comments