top of page
  • falertn

Mulheres em 3 Tempos: Galeria La Salle promove Roda de Leitura sobre o livro Mulheres em 3 Tempos


Ana Morche e Angelina Accetta na Roda de Leitura no La Salle. Foto: Márcio Kerbel


Na quarta-feira (8), um encontro na Galeria La Salle celebrou o universo feminino no Dia Internacional das Mulheres. Uma Roda de Conversa com a escritora Ana Morche sobre o livro Mulheres em 3 Tempos, mediada por Angelina Accetta, reuniu um público interessado por conhecer o processo criativo, dessa que além de autora é também artista visual, tendo exposto seus trabalhos na mesma galeria, na exposição "Do Pulso ao Impulso" em maio de 2022.


A troca de impressões entre a autora e o público sobre o que motivou seu interesse pela escrita, valorizou ainda mais as celebrações do Dia Internacional da Mulher. Cada etapa do livro e as ilustrações feitas pela própria autora, foram explicadas com detalhes por Ana Morche.




O tema abordado em Mulheres em 3 Tempos, não poderia ser mais apropriado para um dia dedicado a refletir sobre as mulheres, suas potencialidades e o seu histórico de libertação. Afinal, foi por meio da leitura que a autora, ao longo do tempo, vivenciou outras realidades, tendo como referências autores como Clarice Lispector, Castro Alves e Fernando Pessoa com seus heterônimos.


Na obra de Morche, somos convidados a conhecer o pensamento que atravessa três fases na vida de uma mulher: a infância, a maturidade e a velhice, na figura de uma anciã portadora de memórias e exímia contadora de histórias e de presença tão marcante na vida familiar.


Noites como a roda de leitura com Ana Morche exercitam a escuta atenciosa e a reflexão sobre o quanto avançamos no tempo e o quanto é necessário conquistar. Neste sentido, recordamos um antigo conto chinês que diz que se duas pessoas vêm andando por uma estrada, cada uma carregando um pão e ao se encontrarem trocarem os pães; cada uma vai embora com um. Porém, se duas pessoas vêm andando por uma estrada, cada uma carregando uma ideia e ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada uma vai embora com duas.


Neste caso, o público presente nesta semana na La Salle, saiu não com uma, nem com duas, mas com diversas e valiosas ideias.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page