top of page

Moraes autoriza quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e Michelle


STF autoriza quebra de sigilo bancário de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro. Foto: Agência Brasil


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu autorização, nesta terça (17), para a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.


A Polícia Federal havia solicitado essa medida na semana anterior, como parte das investigações da Operação Lucas 12:2. Essa operação visa esclarecer a alegada atuação de uma organização criminosa envolvida no desvio e comercialização de presentes recebidos por Bolsonaro de autoridades estrangeiras.


De acordo com as informações obtidas, o esquema de desvio teria ocorrido entre meados de 2022 e o começo deste ano. Indivíduos envolvidos incluem Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e seu pai, o general do Exército Mauro Lourena Cid, que trabalhava no escritório da Apex em Miami.


A investigação ressalta que os presentes de governos estrangeiros deveriam ser encaminhados ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), órgão da Presidência da República responsável pela custódia dos presentes, sendo vedada sua permanência no acervo pessoal de Bolsonaro ou a falta de catalogação dos mesmos.


Da redação, com Agência Brasil


Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page