A ministra da Saúde, NÃsia Trindade, fez um pronunciamento neste domingo (7), afirmando que o Brasil ainda sofrerá com infecções pelo vÃrus Sars-COV 2, responsável pela covid-19. Por isso, ela destacou a necessidade de fortalecer os sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação.
Além disso, a ministra disse que a forma mais eficaz para se proteger da doença é a vacinação de reforço contra a covid-19, e que o Ministério da Saúde tem realizado um movimento nacional nesse sentido desde fevereiro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última sexta-feira (5) o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. NÃsia Trindade comentou que o Brasil recebe esta notÃcia com esperança, mas que é preciso lembrar que o paÃs já perdeu 700 mil vidas durante a pandemia.
A ministra ainda agradeceu aos cientistas e laboratórios que desenvolveram os imunizantes, bem como aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm se dedicado sem limites à prevenção e controle da doença.
A ministra também fez uma referência ao governo anterior, criticando o descaso e o negacionismo quanto à s recomendações da ciência, o que pode ter contribuÃdo para o alto número de mortes no paÃs.
Por fim, ela destacou que é necessário preservar a memória desta pandemia para que possamos construir um futuro digno. E ressaltou que o momento é de transição para o enfrentamento contÃnuo à covid-19, seguindo as orientações da ciência.
Da redação com Agência Brasil
Comments