Prefeitura compartilha experiências bem-sucedidas e firma parcerias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)
A cidade de Maricá, representada por seus gestores municipais, participou do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 16 e 18 de novembro. O evento, que teve como objetivo promover o diálogo e o compartilhamento de experiências entre gestores de saúde dessas regiões, proporcionou à Prefeitura de Maricá a oportunidade de destacar os avanços significativos na área.
Um dos destaques apresentados pelos gestores municipais foi a implementação bem-sucedida dos Colegiados Gestores para qualificar a Atenção Primária à Saúde. Esses colegiados promovem reuniões periódicas entre profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) e a comunidade local, fortalecendo a participação popular e a troca de experiências. Essa iniciativa visa gerar avanços nos serviços existentes, garantindo uma efetiva acolhida das demandas dos moradores.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, enfatizou a importância de divulgar a experiência do colegiado gestor, ampliando o conhecimento sobre as ações desenvolvidas na saúde de Maricá. Além disso, ela destacou a parceria com o projeto Farmacopeia Mari’ká, uma iniciativa inovadora resultado da colaboração entre a empresa Biotec da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O projeto Farmacopeia Mari’ká foi apresentado durante o congresso, exibindo produtos naturais desenvolvidos, como fitoterápicos e outros à base de plantas medicinais. Esses produtos contribuirão significativamente para a saúde do município, especialmente para ampliar as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oferecidas nas USF dos quatro distritos.
"A participação no congresso foi essencial para a cidade, mostrando os avanços na área e marcando outras parcerias. O Farmacopeia Mari’ká será nosso parceiro para mais avanços no SUS com os produtos desenvolvidos através das plantas medicinais. O objetivo é, em breve, produzir um termo de cooperação para estudos científicos sobre a sua eficácia", ressaltou a secretária Solange Oliveira.
Luana Rodrigues, superintendente do Complexo Regulador da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), enfatizou o impacto do trabalho apresentado durante o congresso.
"Nossa presença nesse evento permitiu mostrar a experiência de Maricá para grande parte do país. Diante de desafios, é possível ter ações de sucesso, como abordamos no trabalho apresentado, sobre a participação popular pelos colegiados gestores nas USF", acrescentou Rodrigues.
O Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde contou com mesas redondas, minicursos, feira de experiências municipais bem-sucedidas, simpósios e painéis de debate. O evento foi um espaço de integração que estimulou a capacitação dos participantes e promoveu ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), visando impactar positivamente o cotidiano da população.
Comments